ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BOMBINHAS REALIZA SERVIÇO DE ABORDAGEM SOCIAL

No último dia 25, aconteceu uma ação de abordagem social noturna no município, que reuniu diversas entidades e órgãos, com a participação do prefeito do município, Paulinho, membros da Polícia Civil e Militar, equipes de secretarias e departamentos municipais, incluindo Vigilância Sanitária, Demutran, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Assistência Social, bem como a equipe especializada do SEAS.

O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) de Bombinhas desempenha um papel fundamental na busca ativa, construção de vínculos e no processo de retirada de pessoas em situação de rua no município.

Este serviço é regido pelas orientações da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, conforme a Resolução CNAS Nº 109, de 11/11/2009, e tem como objetivo a resolução de necessidades imediatas e a promoção da inserção dessas pessoas na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, visando a garantia de seus direitos.

De acordo com a Assistente Social Leonice Dedonatti, no período de maio a outubro de 2023, as ações sociais em Bombinhas fizeram uma diferença significativa nas vidas das pessoas em situação de rua. Tendo como resultado:

  • Pessoas Encaminhadas para Municípios de Origem ou Casa de Familiares: Um total de 20 pessoas teve a oportunidade de retornar para suas cidades de origem ou reunir-se com suas famílias em lugares como Curitiba, São Paulo, Videira, Taió, Joinville, Londrina-PR, Navegantes, São Luiz do Maranhão, Pato Branco e São José. Além disso, 20 moradores de Bombinhas retornaram para suas famílias.
  • Encaminhamentos para Comunidade Terapêutica: Durante esse período, proporcionamos assistência a 12 pessoas em busca de tratamento e recuperação em comunidades terapêuticas.
  • Abordagens com Orientação: A equipe realizou incríveis 258 abordagens por mês, oferecendo orientação e apoio às pessoas em situação de rua.
  • Cadastros Realizados: Efetuamos 50 cadastros, assegurando que essas pessoas tivessem acesso a serviços e benefícios sociais.
  • Solicitação de 2ª Via (Certidão de Nascimento/RG/Título de Eleitor): Auxiliamos 05 pessoas na obtenção de segundas vias de documentos essenciais, como certidões de nascimento, RG e título de eleitor.
  • Encaminhamento e Regularização de CADÚnico (Regularização de Benefício): Foram regularizados 09 benefícios por meio do CADÚnico, garantindo que essas pessoas tivessem acesso aos recursos de que precisam.
  • Contato com Familiares para Possível Retorno à Cidade de Origem: Foi estabelecido contato com 26 famílias para explorar a possibilidade de reunir essas pessoas com seus entes queridos em suas cidades de origem.
  • Denúncias Atendidas: Foram 17 denúncias relacionadas a pessoas em situação de rua, fornecendo acompanhamento e apoio durante o mês de outubro de 2023.
  • Ação de Abordagem Noturna em 25/10: Foram realizadas abordagens a 08 pessoas em situação de rua. Abordagens realizadas: 08 pessoas em situação de rua, onde 02 pessoas em situação de rua foram encaminhadas para seus municípios de origem após contato com familiares.

Após a ação, foi realizado atendimento médico e odontológico, oferecida roupa e alimentação, corte de cabelo e benefício eventual de passagens. Dois estão saindo das ruas, alugando quartos, são catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, e beneficiários do bolsa família, e um está em acompanhamento para encaminhamento de tratamento para dependentes de substâncias psicoativas em comunidade terapêutica.

O objetivo principal das abordagens é construir, com os acolhidos, um trabalho que culmine na sua autonomia e reinserção social. O serviço especializado é ofertado de forma continuada e a Equipe Técnica do Serviço do Serviço Especializado em Abordagem social é composta pelos profissionais: Leonice Dedonatti – Assistente Social, Carolina Pretto- Estagiaria de Psicologia, Tiago Simão – Orientador Social e Ademar Machado – Motorista.