FAMÍLIA A BORDO REALIZA INTERVENÇÕES CULTURAIS EM BOMBINHAS

Fundação de Cultura e Secretaria de Educação promovem atividades de diversidade cultural através do grupo “Família a Bordo”.

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 14 de maio, dois momentos de atividades culturais diferenciados em Bombinhas, um no período matutino a partir das 8h30 e o segundo no período vespertino às 13h30, na quadra poliesportiva da Escola Básica Municipal Dona Dilma Mafra. Participaram alunos dos oitavos e nonos anos da EBM Edith Willecke, EEB Prefeito Leopoldo José Guerreiro e Maria Rita Flor e da anfitriã EBM Dona Dilma Mafra.

A Fundação de Cultura e a Secretaria de Educação trouxeram para a cidade o grupo “Família a Bordo”. O Projeto surgiu em 2011, consiste em uma família apaixonada por cultura que viaja de cidade em cidade, cobrindo, participando e fomentando eventos culturais. Um dos principais viés do projeto é a troca de experiências socioculturais, sendo que todos os momentos são registrados e divulgados nas plataformas midiáticas online, mantidas pelo grupo.

É composta pelo músico, escritor e poeta Neo One Eon, pela produtora cultural, agente literária e musicista Grazi Calazans e os dois filhos do casal, Layla de 10 anos e Dimitri de três. A família leva na bagagem um combo composto por intervenções musicais, ações de incentivo à leitura, oficinas de produção cultural e multimídia, de maneira inusitada, justamente, por se tratar de uma família que viaja disseminando Arte e Cultura por onde passa. O grupo trabalha com recursos próprios recebendo apoio das instituições culturais dos municípios em que se apresentam. Em Bombinhas os agentes apoiadores são a Fundação Municipal de Cultural e Secretaria de Educação em parceria com o Núcleo de Hospedagens da Associação Empresarial de Bombinhas e o Abstrato Bistrô.

A ideia do “Família a Bordo” surgiu de um grupo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul que imaginou viver em uma comunidade cultural, como uma aldeia. Mas a primeira ideia não deu certo, o casal decidiu colocar o projeto em ação de forma diferenciada: na estrada. Em sua primeira edição visitaram 100 cidades da América Latina e nesta etapa contemplam 45 cidades das regiões sul e sudeste, Bombinhas é a 18ª a receber os ilustres visitantes. O casal se autodenomina cariucho, são cariocas, mas vivem no Rio Grande do Sul, onde nasceu o filho caçula. “A gente brinca que é uma família a bordo da cultura, a intenção é estar a bordo, vivenciando os acontecimentos. Não temos a pretensão de inventar nada, mas sim fazer um releitura do que existe”, salienta Neo.

O diretor de Cultura, Luiz Antonio Patrício explicou que fez questão de trazer esse projeto para Bombinhas, pelo ineditismo da proposta, principalmente voltada para o incentivo à leitura. “Nós precisamos fomentar a literatura, a arte e a cultura como um todo nas nossas crianças e adolescentes. Propiciar a diversidade cultural é uma das formas mais importantes de despertar o saber e o fazer cultura”, enfatiza Luiz.

O grupo mostra atividades culturais distintos das raízes da identidade cultural local, e por isso, amplia os horizontes dos educandos incentivando o conhecimento. E levam consigo muito da cultura bombinense, fazem questão de permanecer no município para presenciar a Abertura da Pesca da Tainha amanhã, dia 15 de maio.