OPERAÇÃO LÍNGUA NEGRA REALIZA FISCALIZAÇÃO EM BOMBAS

Nesta quarta-feira, dia 11, a equipe da Operação Língua Negra, coordenada pelo Vice-Prefeito e Secretário de Saúde Paulo Henrique Dalago Müller, realizou mais uma ação de fiscalização para atender uma denúncia de abuso contra o meio ambiente, desta vez no Costão do bairro de Bombas.

“Temos apenas três pontos onde a balneabilidade das praias encontram-se fora dos níveis de balneabilidade, dentre nossas 39 praias, mas é preciso corrigir isso. Não podemos deixar que nenhum vazamento de esgoto alcance nosso mar”, disse a prefeita Paulinha. A Operação Língua Negra está desde o início da temporada realizando vistorias por toda a cidade, com uma equipe treinada para identificar vazamentos, composta por técnicos da Divisão de Saneamento, Fundação de Amparo ao Meio Ambiente, Águas de Bombinhas, e trabalhadores da Secretaria de Obras e Engemar.

Os locais vistoriados tem um prazo para regularizar o esgoto. Caso não cumpram o prazo, receberão auto de infração e multa pelo lançamento de efluentes causando poluição no lençol freático. “É uma luta constante em defesa do meio ambiente. Precisamos que as pessoas se conscientizem da importância de fazer as coisas de modo correto para não comprometer o futuro da nossa cidade”, falou o Vice-Prefeito Paulinho.

Balneabilidade

A Fundação do Meio Ambiente – Fatma emitiu no dia 5 de janeiro, o quinto relatório da qualidade das praias catarinenses desta temporada e primeiro de 2017. De acordo com o documento, apenas três pontos passaram a ser impróprios no município de Bombinhas. “As chuvas de verão que têm ocorrido quase todos os dias influenciam no aumento de pontos impróprios”, explica o técnico de Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva. A Fatma disponibiliza o relatório no site da Fundação (www.fatma.sc.gov.br) ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.