CONSELHEIRA ESTADUAL DE CULTURA DE LETRAS É DE BOMBINHAS

Foram eleitos, na tarde desta terça-feira 4 de junho, os representantes da sociedade civil para o Conselho Estadual de Cultura 2019/2021. A escolha ocorreu durante a plenária do Fórum Estadual, no Cinema do Centro Integrado de Cultura – CIC, em Florianópolis, após rodada de discussões entre os membros de cada setorial, eleitos nas etapas regionais. A eleição dos membros da sociedade civil do Conselho Estadual de Cultura – CEC,é um marco histórico para a cultura catarinense, pois, é a primeira vez que os representantes foram eleitos democraticamente, de modo a representar as seis mesorregiões catarinenses: Norte, Grande Florianópolis, Serrana, Sul, Vale do Itajaí e Oeste. A composição do CEC foi reformulada pela lei nº 17.449/2018, que criou o Sistema Estadual de Cultura e instituiu o Plano Estadual de Cultura.

Bombinhas participou com três delegadas Patrícia Vilma Pinheiro da Silva no segmento deBibliotecas, Museus e Arquivos, Marília Dias em Dança, e Marcinha –Márcia Cristina Ferreira em Letras, as três representando a mesorregião do Vale do Itajaí, e todas conselheiras municipais de políticas culturais de Bombinhas. O pleito elegeu os 10 representantes catarinenses titulares e suplentes de cada setorial, e a escritora Marcinha foi eleita Conselheira Estadual de Cultura titular na setorial de Letras. “É uma imensa responsabilidade assumir o papel de direcionar o segmento de Letras no estado, objetivando a criação de uma rede interligada e comunicativa em todas as tomadas de decisões nas políticas públicas culturais de Santa Catarina. E precisa ser assim, um conselheiro é o elo que unifica todo o segmento, precisa ser plural e defender o posicionamento da setorial. Esse é o meu compromisso com meus pares”, destaca a escritora Marcinha.

O processo eletivo iniciou após o lançamento de Portaria nº 104, em 6 de novembro de 2018, que estabeleceu os critérios para participação no Conselho, foram realizados os fóruns municipais e intermunicipais, de onde foi tirada a primeira lista de indicados.

Na segunda etapa, os representantes escolhidos municipal ou intermunicipalmente passaram por nova votação nos fóruns regionais, entre os meses de abril e maio de 2019, desta forma foi constituída a nominata com os 96 nomes dos agentes culturais que compuseram o Colégio Eleitoral do processo eletivo realizado na última terça-feira.

Os novos conselheiros devem tomar posse em julho de 2019 para o mandato que compreende o biênio de 2019 a 2021.

Confira a listagem com os nomes dos 20 conselheiros e suplentes eleitos na etapa final:

Letras
Titular: Marcinha – Márcia Cristina Ferreira (Mesorregião Vale do Itajaí, da cidade de Bombinhas)
Suplente: Simone Cristina Talin Melchior (Mesorregião Oeste, da cidade de Concórdia)

Artes Visuais
Titular: Adriel Vieira Gomes dos Santos (Mesorregião Grande Florianópolis)
Suplente: Heloisa Pacheco Martins Karlberg (Mesorregião Vale do Itajaí)

Titular: Jakson Kreuz (Mesorregião Oeste)
Suplente: Layla Cristina de Campos (Mesorregião Serrana)

Dança
Titular: Maxwell Sandeer Flor (Mesorregião Sul)
Suplente: Bianca Scliar (Mesorregião Grande Florianópolis)