CULTURA VIVA E PULSANTE EM BOMBINHAS

É de conhecimento público que o ano de 2020 foi atípico, e por isso mesmo de aprendizado e inovação no âmbito cultural. Em Bombinhas a aulas ministradas pela Fundação Municipal de Cultura – FMCB, através do Projeto Oficinas Culturais tiveram a continuidade normalmente, de forma remota. E dessa forma o município não apenas entende a necessidade de propiciar momentos de imersão cultural, o fazer arte e motivar o conhecimento para a comunidade, como manteve empregados oito trabalhadores da cultura entre professores e instrutores nas áreas de arte, dança e música. Entretanto, o maior ganho do projeto é a ampliação das oportunidades de lazer e até mesmo de saúde, pois a socialização e a distração ajudam a minimizar problemas psicológicos. Esse segundo quesito de extrema importância durante o isolamento social.

Notadamente foi um desafio a continuidade das aulas de forma virtual, não apenas para alunos, mas também para professores e equipe da FMCB no que tange a adaptação e realização das atividades. Todavia, o resultado final provou a assertividade da escolha, e 2020 propiciou diversos saraus, inúmeras apresentações por meio da hashtag culturalize, formações ministradas pelos professores e as apresentações de encerramento das oficinas, todos on-line. Esse material está disponível no canal do YouTube da Fundação de Cultura.

Para o ano de 2021 a instituição iniciou o Projeto Oficinas Culturais em 8 de março com aulas presenciais, seguindo as normas sanitárias vigentes com relação à covid-19, e virtuais. Os pais e alunos puderam optar qual a melhor forma de seguir no aprendizado.

Outro momento relevante no ano de 2020 foi a diversidade cultural propiciada à comunidade bombinense com os recursos oriundos da Lei Aldir Blanc (LEI Nº 14.017 de 29/06/2020) destinados à Bombinhas, no montante de R$ 156.294,40. O valor foi utilizado em dois editais: Inciso II para subsidiar os Espaços Culturais e no Inciso III para atender a produção cultural local. Foram três espaços culturais atendidos e 44 propostas artísticas contempladas, sendo 13 Pessoa Jurídica e 31 Pessoa Física, que resultaram em 17 produções na área de música, quatro de teatro, quatro de artes visuais, 12 de audiovisual, cinco de cultura popular e dois no segmento de literatura. Cada proposta recebeu o montante de R$ 2.493,76 totalizando R$ 109.725,44 distribuídos. Os dois editais somam R$ 147.725,44 repassados.

As produções resultantes do edital do Inciso III estão nas redes sociais dos contemplados, disponível para acesso gratuitamente.

Bombinhas festeja seu 29º aniversário em 15 de março, e o maior acontecimento celebrativo sempre foi e é o Festival de Embarcação a Remo e Festival Estadual de Canoa a Remo, na Praia de Bombinhas, Centro, que esse ano seria a 21ª edição do municipal e 16ª estadual. A pandemia impossibilita a realização, mas não impede a comemoração on-line. Para marcar esse importante acontecimento que reune a manutenção e repasse de uma tradição, confraternização entre pescadores , comunidade e visitantes, e competição saudável, a Fundação de Cultura produziu um documentário que vai ao ar no dia e horário que aconteceria o festival: domingo, 14 de março, às 9 horas, no canal do YouTube Cultura Bombinhas.