VIGILÂNCIA SANITÁRIA PREVINE RISCOS À SAÚDE

A Secretaria de Saúde e Saneamento de Bombinhas divulgou o balanço das ações desenvolvidas no decorrer do ano de 2017 pelo departamento de Vigilância Sanitária. Durante o ano a foram emitidos 324 Autos de Intimação, 135 Autos de Infração com abertura de Processo Administrativo Sanitário e 47 Autos de Imposição de Penalidade. Neste período também foram emitidos 446 Alvarás Sanitários, além de diversas visitas de orientação para novos empresários.

A Vigilância Sanitária realiza um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde. A equipe é responsável pelas estratégias e ações tanto de educação quanto na fiscalização, orientando a população sobre as diretrizes para melhoria da qualidade de vida por meio da proteção e defesa da saúde. Na fiscalização, é possível identificar possíveis riscos sanitários e assim evitar danos a saúde da população. O poder de polícia exercido pelas autoridades sanitárias (aplicação de intimação, infração e penalidades, interdição de estabelecimentos, apreensão de produtos e equipamentos, etc) são medidas tomadas quando a educação e orientação não surtem efeito ou quando há risco sanitário grave e eminente.

A Secretaria de Saúde e Saneamento alerta para a necessidade da conscientização da população para fazer valer seus direitos, utilizando produtos e serviços de estabelecimentos que possuam o Alvará Sanitário. Esse documento expedido pela Vigilância Sanitária a todos os estabelecimentos certifica que estão dentro dos padrões sanitários, em condições de prestar serviços à população, sem colocar em risco a saúde do consumidor. Denúncias podem ser feitas pelo 47 3393-9531, das 12h às 18h. Ou pelo email ouvidoria@bombinhas.sc.gov.br.