FAMAB E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MÃOS DADAS PELO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL AMBIENTAL EM BOMBINHAS

Atividade no Horto Florestal de Bombinhas promove o interesse pela sustentabilidade nos alunos da rede municipal.

Na segunda semana de setembro as aulas de ciências foram diferenciadas para os alunos dos 6ª anos da rede municipal, ao invés da sala tradicional, as crianças foram até o Horto Florestal e Centro de Pesquisas Ambientais, futuro Jardim Botânico Bombinense, assistir as aulas e ter a oportunidade de realizar algumas práticas no espaço.

O projeto é realizado pela Divisão de Educação Ambiental da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – Famab, e contempla dois momentos, primeiramente os técnicos vão a escola, antes da saída para o horto, e palestram sobre a biodiversidade local e exemplares que serão encontrados na visita. Em seguida a garotada empolgada, acompanhados pelos professores de ciências Rogério Morelato, Marina Vanessa Machado e Maria Angélica Lex, são encaminhados de ônibus até os 10 mil metros quadrados de área verde no coração do bairro Mariscal, e ali vivenciam experiências únicas em suas vidas.

Bombinhas tem 75% de área verde, é totalmente dentro do Bioma Mata Atlântica, e conta com a formação de ambientes naturais bem particulares que abrigam uma diversidade de espécies animais e vegetais. A restinga ocupa as porções mais planas onde ocorrem desde formações de vegetação herbácea (plantas rasteiras), passa por arbustivas (arbustos e pequenas arvoretas) e chega a formações arbóreas, mais próximas à encosta, com árvores que chegam a atingir 20 metros de altura. Estas formações vegetais são de extrema importância para a fixação e qualidade do solo, além de funcionarem como abrigo da fauna residente e migratória.

A bióloga Letícia Frozza Teive, explica que o contato direto dos alunos com um dos últimos remanescentes de restinga arbustiva preservados no município, permite a observação direta do ambiente natural e torna mais concreta a aprendizagem dos elementos físicos e bióticos da região. “Ao longo da trilha os alunos puderam ver aspectos geográficos, características próprias como tipos de solo, terreno, disponibilidade de luz e água, plantas e animais, interações entre os organismos, além de permitir discussões acerca do uso e conservação dos recursos naturais”, salienta a bióloga.

A intenção da Famab e da Secretaria de Educação, além de proporcionar uma aula diferenciada de ciências inesquecível, onde os estudantes possam ter uma perspectiva biorregional, é oportunizar uma visão mais ecológica do lugar que moram, e despertar a inspiração para possíveis projetos e formação profissional. Um exemplo concreto desta expectativa é a aluna Paola Lopes de 11 anos, da Escola Manoel José da Silva, que escutava atentamente as explicações da bióloga Letícia, e tinha em suas pequenas mãos uma grande quantidade de sementes de mangue-formiga (clusia criuva), com objetivo de plantar em sua casa. “Eu quero ser voluntária aqui no horto. Eu gosto, quero ser bióloga terrestre e marinha quando eu crescer”.

Todas as turmas da rede municipal participam do programa que está em desenvolvimento conforme o calendário escolar. A continuidade será dada nos anos subsequentes, tornando o projeto uma extensão permanente da escola.

Horto Florestal

O futuro Jardim Botânico de Bombinhas localiza-se na Avenida Rubi, sem número, no bairro Mariscal. Iniciou suas atividades em setembro de 2013 e desde então os servidores da Famab, independente da função, trabalham com as próprias mãos na construção do espaço, realizando todo o serviço braçal, inclusive a própria sede foi levantada por eles.

A mata encontra-se preservada e não houve desmatamento de área alguma desde a ocupação, sendo aproveitadas para a construção da sede, viveiros e espaços específicos as clareiras já existentes na área. Atualmente estão em desenvolvimento diversos projetos. Um deles é o berçário de mudas, realizado em duas etapas: sementeira e a retirada de mudas para o plantio em sacos plásticos próprios ou vasos.

Cada setor tem um técnico responsável no prosseguindo dos trabalhos. A parte de berçário de mudas está a encargo do engenheiro florestal Edson Bairle, que cultiva plantas nativas (árvores e plantas em geral), ervas medicinais e condimentais, hortifrutos, entre outras. “O urucum não é nativo da mata atlântica e sim da Amazônia, mas ocorre em todo o Brasil. E aqui é muito importante culturalmente pelo uso na alimentação e na produção da agricultura familiar”, conta Edson.

Outro local diferenciado é a mandala de frutas, verduras, legumes, ervas, plantados para gerar sementes, que produzirão mudas para uma futura experiência de produção. A responsabilidade é do, serviços gerais, Paulo Varella, que, também, foi o idealizador do sistema de rega automática e fala, apaixonadamente, do espaço como um todo. É dele a explicação que a trilha existente no horto foi preservada do jeito natural. “Não mexemos na trilha, é a mesma que os antigos usavam como caminho, já que não havia estradas”.

Sãos vários espaços criados e alguns ainda em projeto de realização, sempre respeitando a forma natural, sem derrubar uma árvore sequer. No meio da mata existe uma clareira denominada “Cantinho do conto”, foi criado pelo desenhista Luiz Stapait e tem vários bancos de madeira de eucalipto com mudas de citronela plantadas, para espantar os mosquitos.

A manutenção, conservação e construção do Jardim Botânico é uma força tarefa formada por todos os serviços que atuam na Famab, mas são encontrados com maior frequência no espaço, além dos já citados acima, Letícia, Paulo, Edson e o Luiz, somam ao contingente o diretor de educação ambiental Vinícius Heinske, o geógrafo André Luiz Santos e o presidente da Famab, o biólogo Flávio Martins.

Por enquanto o espaço está restrito as escolas municipais e atividades de pesquisa dos técnicos da fundação, mas caso haja interesse em visitar, basta agendar pelo telefone (47) 3393-9538.

O diretor Vinícius Heinske destaca que este processo pedagógico que a Famab inicia com o projeto educacional oferecido aos alunos, busca abordagens diferenciadas. “Nosso objetivo é a comunhão com o conteúdo escolar e oportunizar práticas em campo para elaboração de ideias e atitudes positivas nos educandos e dos educadores”, enfatiza Vinícius.