SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL DO DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
“Por uma escola e um mundo para todos”, com este tema a comunidade bombinense participa pela primeira vez de ação mundial.
A Prefeitura de Bombinhas realiza nesta semana, de 22 a 27 de setembro, a Semana de Ação Mundial do Direito à Educação Inclusiva, que no contexto nacional está em sua 12ª edição, mas é a primeira participação efetiva do município na atividade. No ano passado a secretaria de Educação, através da Diretoria de Educação Especial, realizou uma semana comemorativa, mas sem a parceria deste ano, que acrescenta Bombinhas num rol de centenas de cidades que aderiram a Campanha Global pela Educação – CGE, que é realizada, simultaneamente, em mais de 100 países.
As atividades iniciaram nesta segunda-feira na escola Básica Municipal Manoel José da Silva, que receberá a visitação das demais unidades escolares, que vão desde a educação infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, para várias ações na quadra poliesportiva da escola, como: Mostra de jogos adaptados para alunos com deficiência, oficina dos “Cinco Sentidos” realizada pela fonoaudióloga Francine Zanella e pela fisioterapeuta Ester Porto, painéis com atividades relacionadas a educação especial (esta atividade, por se tratar de debates, é específica para alunos do 3º aos 9º anos), Circuito das Diferenças e Mostras de Curtas, ambos ministrados pelo Serviço Social do Comércio – Sesc, de Tijucas. Estas atividades serão realizadas até sexta-feira, dia 26 de setembro.
Na terça-feira, dia 23 de setembro, a comunidade escolar e população interessada, se encontram nas dependências da EBM Manoel José da Silva, para debater a construção do Plano Municipal de Educação Especial, a partir das 17h15.
No sábado, dia 27 de setembro, acontece o dia “D” de toda esta comemoração, encerrando as atividades, ainda na EBM Manoel José da Silva será realizado um dia de ação global, com entretenimento, prestação de serviços e debates a respeito do processo inclusivo.
Durante a manhã a programação, que inicia às 9 horas, terá contação de histórias, recreação e circuito das diferenças do Sesc Tijucas e encerra a manhã a banda Noe Jack que realiza um espetáculo acústico. A partir das 13h30 será realizada solenidade oficial com presença de autoridades do executivo e legislativo, em seguida o público assiste jogos de basquete, em cadeira de rodas, com times formados pela Associação de Apoio as Famílias de Deficientes Físico – Afadefi, de Balneário Camboriú e participantes do evento e em seguida algumas apresentações culturais, entre elas o coral de libras “Mãos que cantam” e os alunos da oficina de violão e guitarra da Fundação de Cultura.
Durante todo o dia serão proporcionados os serviços de expedição de Carteira de Identidade e informações sobre Carteira de Trabalho, emissão, pelo Dmutran, de certificado para vaga especial de veículos, atendimento do Procon, atendimento para cadastro e informação de Benefício de Prestação Continuada – BPC, atendimento do Centro de Referência da Assistência Social – Cras, Bolsa Família, Cadastro Único-CadÚnico, Pronatec, Políticas Públicas para Mulheres, Terceira Idade, informações para emissão da carteira para transporte intermunicipal para pessoas com deficiência – PCD, atendimento de saúde (pressão arterial e diabetes) e recreação proporcionada pelo Sesc de Tijucas. As atividades que são não específicas para PCDs, estão abertas a toda à população.
A organização engloba todas as secretarias municipais e o Conselho da Pessoa com Deficiência, com apoio da Associação Empresarial de Bombinhas – Aemb e Câmara do Dirigentes Lojistas – CDL, e a ação é entendida como um despertar para o respeito, valorização e conhecimento das diferenças do ser humano.
De acordo com o senso do Ibge de 2010, no Brasil existem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, este número significa, aproximadamente, um em cada cinco habitantes. Em 2013 haviam 843 mil estudantes matriculados em escolas regulares. Segundo a Diretoria de Educação Especial, Bombinhas têm 70 alunos na rede de ensino municipal, que permeiam desde deficiência física, auditiva, visual e múltipla, até transtornos globais do desenvolvimento – TGB, transtorno do espectro autista – TEA, altas habilidades e transtornos invasivo do desenvolvimento sem especificação – TID-SOE. “Nós queremos sensibilizar a população em geral para o respeito das diferenças, todos somos seres individuais, mas alguns necessitam de algo mais que para outros não tem importância. O intuito é despertar nas crianças este olhar, que automaticamente, será levado para casa”, enfatiza Rosângela Boeno, Diretora de Educação Especial.
Participe, traga sua família e conheça um pouco mais deste universo, aparentemente, tão complexo que precisa apenas de um olhar de sensibilidade.
O que: Semana de Ação Mundial de Bombinhas
Quando: de 22 a 27 de setembro.
Onde: Escola Básica Municipal Manoel José da Silva – Rua Hortência, 30, bairro de Morrinhos.
Programação: de 22 a 26 (segunda à sexta-feira) – atividades para os alunos da rede municipal.
Dia 23, terça-feira, 17h15 – debate a respeito da construção do Plano Municipal de Educação Especial.
Dia 27, sábado, a partir das 9 horas – Dia “D” de comemoração ao Direito à Educação Inclusiva.