ALUNOS BOMBINENSES ESTÃO ENTRE OS 100 MELHORES EM MATEMÁTICA DO BRASIL

Com apenas um mês e meio de parceria, estudantes bombinenses já estão entre os cem melhores do Brasil, num universo de 50 mil estudantes.

No início de julho a Secretaria de Educação de Bombinhas, através da parceria com a Fundação Lemann, conheceu o projeto Khan Academy, que é um incentivo ao aprendizado da matemática por meio de jogos, como nos games que as crianças tanto gostam, só que voltados para a absorção do conteúdo. No dia 29 de julho os técnicos da Khan Academy estiveram em Bombinhas capacitando os coordenadores do programa local, Ismênia Coimbra, Ricardo Osvaldo da Silva e Suzana Gracelides Pinheiro e demais professores participantes, e a partir de agosto os alunos da rede de ensino municipal, passaram a utilizar o site nas aulas de informática. Em menos de um mês de acesso, são cinco alunos entre os 100 melhores do Brasil, num universo de 50 mil estudantes.

Para alcançar este índice os educandos foram incentivados a acessar o site em casa, como uma tarefa. Para tanto, os pais receberam orientação do que se tratava e se tornaram apoiadores do projeto.

Acontece que os jogos são interativos, quando pontuam ganham medalhas e habilidades, precisam se acessados, ao menos, duas horas por dia e conseguir 1600 pontos, o que segundo a professora Ismênia não é difícil, basta assistir um vídeo e concluir três exercícios que a criança consegue este resultado. E com o passar dos dias despontaram os talentos de matemática que estavam encobertos em nossa cidade. “Hoje temos 800 alunos cadastrados na rede e maioria pontua nos acessos feitos em casa”, destaca a professora de matemática, Ismênia.

O Secretário de Educação, Alexandre André dos Santos, explica que esse ranking é referente ao mês de agosto, atualmente são mais dez entre os melhores avaliados taravés da pontuação, e despontam cada vez mais. O sucesso, ainda segundo o secretário, é a aposta em estratégias de games que é uma linguagem que torna o ensino atraente. “Um dos destaques neste mês tem laudo de deficit de atenção. Ele se atraiu tanto pela plataforma Khan e pelos exercícios que está entre os 10 melhores do município”, conta Alexandre.

A novidade esbarra na realidade local que está com a estrutura de laboratórios em formação, por isto é preciso o incentivo e a compreensão da família, pois a maioria tem acesso à internet em casa. “Em breve todos os nossos laboratórios estarão reestruturados, atualmente, já são dois de tecnologias e metodologias inovadoras”, salienta o secretário.

Os crânios de matemática local, são duas meninas e três meninos, sendo quatro alunos do 6º ano I da Escola Dona Dilma Mafra e um da escola Manoel Eduardo Mafra. Os pequenos notáveis, seus professores e alguns pais, de peito inflado, foram recebidos pela prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha e o vice Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho, na última segunda-feira. “Parabéns aos nossos alunos, na realidade é um estímulo não só a vocês, como para todos os alunos, tanto que o Fábio já está fazendo até programas de matemática. É um senhor avanço para quem até bem pouco tempo tinha coeficiente mínimo em matemática”, enfatizou a prefeita referindo-se a um índice que se modifica gradativamente desde 2011 e teve um impulso significativo em 2013 e 14.

Existe uma força tarefa em torno da Plataforma Khan Academy que une pais, alunos, professores de matemática e coordenadores pedagógicos. Mas uma equipe, especificamente, têm sido uma das pilastras do sucesso, devido ao incentivo para os pequenos, que são os professores de informática e monitores. São eles: Graziela Airoso, Michel Henrique Marques, Peterson da Silva e Lídia Maria da Silva e os monitores Carlos Luan Coimbra Martins, Bruno Gama Rodrigues, Thiago Isaias da Cruz e Ana Paula Ferreira.

A Khan Academy

É uma organização que tem uma missão, é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de mudar a educação para melhor, fornece educação de alta qualidade para todos, em qualquer lugar. Todos os recursos do site estão disponíveis para todos. Não importa se é aluno, professor, aluno a distância, diretor, adulto voltando à sala de aula após 20 anos ou um leigo interessado que procura uma mãozinha em biologia básica. Os materiais e recursos da Khan Academy estão disponíveis inteiramente grátis.

(https://pt.khanacademy.org)


Os pequenos notáveis

Ana Alice Antunes, 11 anos, 6º 1 da EBM Dona Dilma Mafra.
Filha de Aline Ross Antunes e Everton Luiz Antunes, está com 91 mil pontos, é aluna do professor Ricardo Osvaldo da Silva. Adora matemática e acessa uma hora por dia. “É um projeto muito legal. É um jogo de matemática literalmente que ajuda a gostar e aprender mais da matéria”.

Luíz Augusto Vilani, 11 anos, 6º ano 1 da EBM Dona Dilma Mafra.
Filho de Luciana Pagotto e Adriano Vilane, soma 1 milhão e 45 pontos, é aluno do professor Ricardo Osvaldo da Silva. O pré adolescente é jogador de futebol e após os treinos, acessa o site em média três horas por dia. “Eu jogo com bastante frequencia porque sempre gostei de matemática”.

Jânio Carlos Machado da Silva Júnior, 12 anos, 6º 1 da EBM Dona Dilma Mafra.
Filho de Cláudia Cristina Lins dos Santos Abati está com 213 mil pontos, é aluno do professor Ricardo Osvaldo da Silva. O pré adolescente, com maturidade bem maior que seus 12 anos, adora futebol, mora sozinho com a mãe. Acessa o site todos os dias por, pelo menos, meia hora. “Eu tenho meu próprio computador e depois de fazer minhas obrigações, como lavar a louça, eu jogo na Khan. Mas, também, gosto de futebol e televisão”.

Maria Fernanda da Silva, 11 anos, 6º 1 da EBM Dona Dilma Mafra.
Filha de Marcela dos Santos Marcelino da Silva e Ernane Mateus da Silva, está com 406 mil pontos, é aluna do professor Ricardo Osvaldo da Silva. A pré adolescente adora um computador, é fera na internet como é próprio de sua geração, somente não acessa o site aos sábados na casa da avó, que não tem internet, e quando está no grupo de dança açoriana Roda de Eira da Fundação de Cultura. “Eu chego em casa almoço, e já entro no site. A Khan foi uma grande aquisição para o meu aprendizado. Eu vejo os vídeos que me ajudam muito nas tarefas, as habilidades e sigo as recomendações do professor”.

Fábio Ataíde Carvalho, 10 anos, 5º ano 1 da EBM Manoel Eduardo Mafra.
Filho de Agda Torres Ataíde e Sidnei dos Santos Carvalho, está com 300 mil pontos, é aluno da professora Ana Hartmann. Calado, tímido, a fera de matemática, como os demais, acessa todos os dias o site. “Primeiro eu faço minhas obrigações, aí eu entro no site. Meus colegas de turma, também, acham legal os jogos”.