1º SARAU LITERÁRIO DA EBM MANOEL JOSÉ DA SILVA
Alunos da EBM Manoel José da Silva encantam e emocionam o público no 1º Sarau Literário da escola
O dia 22 de outubro entrou para a história da Escola Básica Municipal Manoel José da Silva com a realização do 1º Sarau Literário da escola. O evento cultural foi idealizado pela professora de língua portuguesa Maristela Della Rocca Medeiros e contou com a participação de todos os alunos nos dois turnos de aula.
Na realidade este momento tão significado tanto para a unidade escolar, quanto para os discentes só foi possível graças ao envolvimento massivo da equipe gestora, pedagógica e administrativa, que além de apoiar participou ativamente da organização. O destaque é para os professores e os alunos que planejaram as apresentações e ensaiaram para fazer bonito no dia. Sendo que muitas das poesias declamadas são autorais, o que enaltece, ainda mais, a iniciativa da escola.
O coordenador pedagógico, Miguel Ideli Marques, um dos organizadores geral do Sarau, assistiu as apresentações ao lado do palco, emocionado, com o desempenho de seus pupilos. “Podemos classificar este tipo de evento como uma revolução na educação, pois os alunos deixam de ser meros espectadores e passam a ser protagonistas”, enfatiza Miguel.
O Secretário de Educação, Alexandre André dos Santos, ao lado da diretora da EBM, Nilda Maraschi, ressaltou o desempenho dos alunos e destacou que a ideia destes eventos está integrada á proposta de qualidade que a gestão educacional bombinense quer implantar através de espaços inovadores. “É um projeto maravilhoso, porque desenvolve várias habilidades essenciais no mundo moderno, além de resgatar uma tradição cultural brasileira”, evidencia o Secretário.
Nos dois turnos foram 67 apresentações individuais, entre elas a da professora Maristela, e 19 em grupo, sendo dança, canto e Boi de Mamão, finalizou o evento cultural uma contação de histórias realizada pela Florisbela, personagem da professora Rosângela Metz Boeno.
Um sarau é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente, envolve diversas manifestações artística como dança, poesia, leitura de livros, música, pintura, teatro, comidas típicas, enfim, toda e qualquer forma de arte. Trata-se de um evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação.