NEA E FMC REALIZAM REUNIÃO SOBRE O AÇOR
Os atores diretamente envolvidos na realização do 22º Açor se reuniram em Bombinhas para planejamento da festa açoriana
O coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos – NEA, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Joi Cletison, esteve em Bombinhas na sexta-feira, dia 7 de novembro, para a primeira reunião sobre a 22ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – Açor, com as Secretarias da Educação, Assistência Social e Turismo, que participam ativamente junto a Fundação Municipal de Cultura na elaboração das apresentações artísticas durante a festa.
A conversa com a Educação precisa ser com antecedência para que as escolas consigam preparar os alunos e os estandes a que terão direito durante os três dias de comemoração das raízes açorianas em Bombinhas. Da mesma forma a Assistência Social, por ser a pasta que correlaciona com os grupos de terceira idade, que integram o espetáculo.
A organização do festejo, bem como o pré-lançamento que acontece 15 dias antes com a entrega do troféu açorianidade, é por conta do Nea e da Fundação de Cultura de Bombinhas. A presidente da FMC, Nívea Maria da Silva Bücker, criou uma comissão bombinense para colaborar nesta organização, composta por representantes da Associação Cultural Zé Amândio, Instituto Boimamão, Grupo Folclórico Mixtura e da FMC. “Estes representantes, principalmente o Mixtura que participa do Açor há 15 anos, vivenciaram as alegrias e a problemática de uma festa deste porte. Juntos faremos uma festa grandiosa, nossa intenção é realizar um Açor para ficar na história”, ressalta Nívea.
Durante a reunião que contou com todas as diretoras das unidades escolares municipais, foi mostrado o filme sobre a festa realizado em Içara em 2013, que deu uma ideia do que se trata.
O coordenador Joi Cletison explicou que o Nea fará algumas capacitações para facilitar o trabalho que as escolas e grupos da terceira idade elaborarão para a festa. “O Açor é o maior evento da cultura açoriana das Américas, são três dias que agregam danças folclóricas, literatura, religiosidade e artesanato, no mesmo espaço”, enfatizou Joi.
O 22º Açor acontece no bairro de Bombas, entre os dias 2 a 4 de outubro, e a comunidade bombinense, suas tradições e hospitalidade é a principal atração do evento.