EXPOSIÇÃO DE ARTES DA FMC EMOCIONA COMUNIDADE BOMBINENSE

Alunos da Fundação de Cultura realizam sua primeira exposição de artes em noite de encantamento e emoção

No final da tarde de sexta-feira, dia 21 de novembro, a luz invadiu a Casa de Cultura Piana do Crivo, onde 23 artistas mirins expuseram pela primeira vez suas obras ao público. As aulas de artes integram o Projeto Oficinas Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas e sob a responsabilidade da professora Fernanda Lemes iniciou a turma neste ano de 2014. Durante todo o ano os alunos trabalharam atividades com as técnicas de desenho, gravura, colagem e pintura, absorvendo as diversas linguagens artísticas por elas oferecidas, filtrando seu olhar e retirando o máximo de cada uma delas para os seus trabalhos.

Na última sexta-feira realizaram uma demonstração dos objetivos angariados diante de seus familiares, servidores da FMC, da prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, do vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho e da patronesse da turma, a artista plástica Miriam Vacarelli.

Durante a solenidade de abertura a prefeita Paulinha parabenizou a todos os artistas e reiterou o belo trabalho executado pela Fundação de Cultura. Chamou sua filha mais velha Manuela ao seu lado, abraçada a menina e entre lágrimas, disse que queria que a filha tivesse tido as oportunidades que hoje a criança bombinense tem no município. “Eu tenho uma herança muito importante de minha mãe, pois tive a oportunidade de aprendizagem na infância com a vivência cultural, é uma contribuição muito significativa na formação individual da personalidade de cada ser. E isto eu tive da minha família”. Em seguida deixou um recado especial a presidente da Fundação, Nívea Maria da Silva Bücker, “a cultura realiza os sinceros e profundos anseios da minha alma”.

Logo após este momento tão especial, veio, ainda mais, emoção com a homenagem realizada pelos alunos a sua patronesse, Miriam Vacarelli, que surpresa ante tal façanha, ouviu seus pupilos elogiarem seu trabalho, postura e carinho com que os recebeu. Além das palavras, ao final a artista teve que procurar entre as obras realizadas pelos alunos aquela que seria seu presente de agradecimento, um belo painel retratando a coleção iproduzida pela artista sobre a identidade cultural bombinense.

A presidente da FMC, Nívea, destacou a responsabilidade e habilidade de artistas tão jovens que no decorrer deste ano desenvolveram seus conhecimentos. “Nosso trabalho na Fundação é oportunizar o caminho da comunidade até as manifestações culturais, independente de qual seja. Ver a concretização, a realização desta meta é o que nos impulsiona a fazer e planejar, ainda, melhor”.

A jovem professora Fernanda Lemes radiando felicidade agradeceu a presença de todos e a confiança dos pais e alunos em seu trabalho. “É muito importante este estímulo que parte da família, as oportunidades que eu vejo aqui, não vi em cidades que a gente chama de grandes”, ainda destacou a qualidade do material utilizado nas oficinas.

Ao final foi servido um coquetel de confraternização ao som do violão e voz do professor Deivid Marques e da professora de violino Vanessa Pscheidt.