FÉ, DEVOÇÃO, EMOÇÃO E TRADIÇÃO EM BOMBINHAS

Nossa Senhora dos Navegantes é a Padroeira bombinense, e todo dia 02 de fevereiro acontece a tradicional celebração organizada pela comunidade. Neste ano a segunda-feira amanheceu iluminada por um sol radiante e ganhou mais luz, ainda, com as velas acesas na missa celebrada pela manhã. A entrada dos festeiros ou juízes da festa, que são os colaboradores da homenagem, traz uma mistura de missão cumprida e emoção diante da capela lotada, já que a continuidade desta tradição é repassada aos mais jovens, são inúmeros os casais de crianças que trazem esta responsabilidade para si. Entre os casais de festeiros, destaque para a prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha e o vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho, que entraram com a bandeira do município nas mãos.

Após a missa, realizada pelo Padre Rivelino, a comunidade se reuniu no Salão Paroquial para um almoço de confraternização, com direito a música com o gaiteiro Ramon Souza e as vozes de Maria Júlia e Dona Lete. Em seguida, às 16 horas, iniciou a procissão com saída da capela. O cortejo teve a frente o Padre Alexsander Souza de Carvalho, da paróquia de Osasco/SP, que em visita a Bombinhas, generosamente guiou os fiéis a mais um ato de fé e devoção.

O percurso tanto por terra, quanto pelo mar, foi concluído em oração e louvor a Virgem, pedindo proteção, benção, ou simplesmente com sentimento de retribuição. Neste ano a procissão por mar foi puxada pelo barco Atlanta III M que levou Nossa Senhora dos Navegantes e foi seguida por mais 17 embarcações.

A prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, fala que a emoção de fazer parte desta festa tão tradicional é impossível de ser transcrita em palavras. “Eu e o Paulinho viemos aqui com um sentimento de gratidão muito forte. Temos a honra de liderar nossa gente e agradecemos a Virgem, todos os dias, essa deferência e responsabilidade”, enfatiza Paulinha.

No retorno a capela, foi lida a lista dos festeiros de 2016 e em seguida o Bingo no Salão Paroquial fez a alegria da noite.