PREFEITURA PLANEJA AÇÕES DE COMBATE ÀS DROGAS NAS ESCOLAS

Na tarde de ontem (30), foi realizado no Auditório Solange Maria da Silva, reunião com as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e a Escola Estadual Maria Rita Flor para debater sobre o problema das drogas em ambiente escolar.

A reunião, marcada em virtude de problemas isolados ocorridos no início deste ano letivo chamou a atenção do Secretário de Educação Omar Osni de Mello que prontamente reuniu agentes de diversos setores da prefeitura e a Polícia Militar para traçar ações efetivas.

A diretora da Escola Maria Rita Flor, Sirlei relatou em sua fala grande preocupação sobre este problema, em especial com os alunos mais novos, do ensino fundamental de 7º ao 9º ano: “A cada ano diminui a faixa etária dos jovens que acabam se envolvendo com as drogas. Precisamos tomar providências, através de medidas efetivas para prevenir e minimizar este problema em nossa cidade”.

Já o Tenente Israel agradeceu pelo convite e explanou aos demais sobre a situação que a polícia enfrenta no município, principalmente devido ao baixo número de efetivos para realização do trabalho junto à comunidade. Entretanto, garantiu a participação da PM, se comprometendo, neste primeiro momento, na realização de rondas nas escolas e em seu entorno, visando a segurança dos alunos. “Vamos priorizar o trabalho da polícia nos locais onde recebemos denúncia, a fim de coibir o seu uso a ambientes destinados única e exclusivamente à educação dos alunos”, relatou o Tenente Israel.

Outra medida acordada foi uma capacitação sobre tema aos gestores das escolas. “É de vital importância que todos saibam sobre esta realidade e como agir, de forma consciente dentro da sala de aula perante seus alunos”, explica o Secretário de Educação Omar.

Estiveram presentes na reunião o Sub-Comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar de Itapema, Tenente Israel Damásio, a Coordenadora do Programa Proerd em Bombinhas, Cabo Janaína Werner, o Secretário de Educação Omar Osni de Mello, as Diretoras Pedagógicas Suzana Gracelides Pinheiro e Karime Franzoi, a psicóloga Carla Regina Maximiliano, a Diretora da Escola Estadual Maria Rita Flor, Sirlei Manes e a Coordenadora Pedagógica Regina Tereza Mafra, o Secretário de Assistência Social Maurício Leal, as conselheiras tutelares Claurici dos Santos e Marisabel Baptista de Oliveira, e a enfermeira da Secretaria da Saúde, Carolina Pinheiro.

Está programada uma nova reunião para os próximos dias, onde as Secretarias de Saúde e Assistência Social definirão um cronograma para a capacitação destes gestores e efetivamente iniciarem as ações nas escolas.