BOMBINHAS REALIZA ENCONTRO TRADICIONAL
Na tarde da última quinta-feira, dia 7 de maio, foi realizado no Museu Comunitário Engenho do Sertão, a 2ª edição de 2015 do encontro de saberes, fazeres e sabores Tarde do Beijú. O encontro agrega comunidade tradicional que prepara os beijús, uma espécie de biscoito feito da massa da mandioca antes de ser torrada para se tornar a farinha, e compartilha seus saberes com interessados em aventurar-se na beira da fornalha de cobre, centenária, onde é preparada esta delícia da culinária típica local. Nesta edição o Instituto Boimamão, parceiro da Fundação de Cultura pois é a instituição que gerencia o Museu Comunitário Engenho do Sertão, propiciou aos participantes um bazar de artesanato local.
O evento foi idealizado há alguns anos pela presidente da Fundação Municipal de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker, que reunia as amigas no Engenho do Sertão e assim que assumiu a gestão da FMC o agregou ao calendário municipal, que em seu terceiro ano de realização se tornou referência da manutenção da cultura tradicional no litoral catarinense.
Durante a Tarde do Beijú a professora Yolanda Flores e Silva, da Univali, ministrou uma palestra sobre a mandioca, suas propriedades, aplicações e importância na formação cultural e social brasileira. “Não há um só lugar no Brasil que não se planta a mandioca, ela nos une no Brasil de ponta a ponta”, ressalta a Dra. Yolanda. Em seguida a professora acompanhada por sua equipe de pesquisa Turismo, Espaço e Sociedade, entregou o resultado do trabalho sobre gastronomia realizada com as mulheres bombinenses. A intenção é transformar o conteúdo em um livro em breve.
Esta edição contou com as presenças dos professores da Escola Básica Municipal Manoel José da Silva, Fátima Apolo, Marcos Silva e a coordenadora pedagógica Rosângela Varaschini, que foram colher material para realização das atividades com os alunos para o 22º Açor, que acontece de 2 a 4 de outubro em Bombinhas, pois a escola trabalha com o tema engenhos de farinha de mandioca e agricultura.
Ainda, a FMC foi anfitriã dos gestores da Fundação de Turismo e Cultura de São José parceiros culturais da instituição, Carlos Eduardo Martins e Gustavo Souza, e teve a honra de receber a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Sra. Maria Terezinha Debatin que participou ativamente das ações da tarde. “A tarde de hoje me trouxe muita inspiração para o que eu tenho que fazer na FCC”, enfatiza Maria Terezinha que fez questão de relatar aos presentes, suas vivências até os 11 anos de idade em engenho de farinha de mandioca e açúcar, na propriedade de sua família em Brusque.
Realizada com a produção efetuada, Nívea Maria falou da satisfação de fomentar o encontro tradicional que ultrapassa fronteiras e cada dia ganha mais admiradores. “É uma conquista muito importante para Bombinhas e para o litoral catarinense, porque é uma característica peculiar de nossa identidade presente em todo a faixa litorânea”, Nívea também destaca a reportagem que a equipe da TV Univali gravou na Tarde do Beijú, sobre a cultura do litoral catarinense com grande ênfase para Bombinhas, que irá ao ar pelo canal Futura. “Estou muito feliz em saber que a manutenção de nossos saberes e fazeres, nossa memória, um pouquinho da nossa história será vista por todo o Brasil”, evidencia a presidente da Fundação de Cultura de Bombinhas.