OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES

Uma parceria entre a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente, a Secretaria de Educação de Bombinhas e o ICMBio/REBio Arvoredo e o Projeto Caranguejo Uçá da ONG Guardiões do Mar, reuniu professores da rede municipal em um encontro nesta quarta-feira, no auditório da Prefeitura. Foram discutidas estratégias para inserir essa vertente da importância da biodiversidade dentro das salas de aula em comunhão com o conteúdo escolar.

A oficina ‘Levando as Unidades de Conservação Marinhas Costeiras para a Sala de Aula, tem o objetivo de preparar o professor para despertar e desenvolver a preocupação e a valorização dos diversos aspectos relacionados ao meio ambiente.

“A preservação da natureza é dever de todos. E os professores que tem a nobre missão de formar cidadãos conscientes, tem papel fundamental neste contexto”, disse o Presidente da FAMAB, Flávio Steigleder Martins, que abriu os trabalhos.

Com a colaboração dos biólogos da REBio Arvoredo que vieram de Florianópolis para o encontro, foi discutida a relevância do trabalho do professor como multiplicador de informações. O chefe da Reserva Biológica Marinha, Ricardo Castelli, falou sobre a realidade das reservas naturais da nossa região: “as informações sobre as unidades de conservação, o papel do ICMBio, dados sobre áreas protegidas, territórios marinhos, reservas biológicas, patrimônio arqueológico e espécies ameaçadas são assuntos para serem discutidos em sala de aula. Este encontro é uma iniciativa muito bem-vinda”.

Representantes da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo também participaram do encontro. O Prof. Dr. Sérgio Floeter do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC falou sobre ecologia e monitoramento ambiental na Reserva Marinha de Arvoredo e entorno. Os professores e coordenadores escolares puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e discutir um plano de ação para aproximar os alunos da questão ambiental e recrutá-los em defesa do meio ambiente.

“Entre as crianças e jovens já começamos a ver um entendimento da causa. A preocupação delas é maior agora, e se aprimorarmos a maneira de levar as informações até a sala de aula, para que conheçam a realidade da nossa região, teremos uma extensão disso, pois as crianças levam o que aprendem para a família e para sua vizinhança”, afirmou Omar Osni de Mello, Secretário de Educação.

No período vespertino, os trabalhos foram conduzidos pelas Analistas Ambientais da REBio Arvoredo, Diana Carla Floriani e Elda Raquel Vargas de Oliveira, e pela Educadora Ambiental Andresse Maria Gnoato do Projeto Caranguejo Uçá (ONG Guardiões do Mar). Esta etapa contou com uma parte prática, onde foi feito uma construção coletiva dos saberes sobre as Unidades de Conservação de Bombinhas e seu entorno, e após uma explanação teórica sobre como o tema Unidades de Conservação pode ser explorado em sala de aula, ajudando os professores na inserção das Unidades de Conservação da região e os ecossistemas presentes neles como recurso pedagógico no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

O próximo passo é a realização de um passeio com os educadores no próximo mês, onde eles conhecerão a Reserva Marinha do Arvoredo mais precisamente a Ilha das Galés.