APAE DE BOMBINHAS E PORTO BELO RECEBE ÔNIBUS ADAPTADO

Na noite de terça-feira, dia 11 de março, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, recebeu um ônibus adaptado para o transporte dos alunos. É um sonho antigo da associação que finalmente tem à disposição um veículo, totalmente, dentro das normas para atender a realidade dos estudantes, de Bombinhas e Porto Belo, que frequentam a associação. Foi adquirido por um convênio firmado com as prefeituras de Bombinhas e Porto Belo e a Secretaria de Desenvolvimento Regional. O valor total é R$ 249.000,00, desse montante 150 mil do Governo do Estado, 17 mil de Bombinhas, 18 mil de Porto Belo e o restante, R$ 63.500,00 foi angariado pela Apae através de eventos e ação entre amigos, realizados pelos dirigentes, funcionários e pais.

O Secretário de Assistência Social de Bombinhas, Maurício Leal, representou a Prefeita Ana Paula da Silva, Paulinha, que não pôde comparecer. O Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Maycoln Vilas Boas, também esteve presente no evento e comentou que jamais havia utilizado elevador para entrar em um ônibus e ficou impressionado com a funcionalidade. “Incrível como estamos a anos luz de conquistar o direito a acessibilidade no nosso país”, falou Maycoln que foi acometido pela Poliomielite (paralisia Infantil) aos quatro meses de vida.

O ônibus tem capacidade para 34 pessoas, todos com cinto de segurança, e espaços reservados para acomodar cadeirantes. Maurício Leal ressaltou que o veículo possui corredores mais largos, o que possibilita o deslocamento para portadores das mais diversas necessidades, com segurança e conforto. “O que me impressionou foi perceber o que representa esse ônibus. As vantagens que ele traz para os educandos e colaboradores da Apae”, destacou o Maurício.

Atualmente a Apae atende 70 alunos de Bombinhas e Porto Belo, e conta com dois micro-ônibus, um deles sem acessibilidade, e segundo o Presidente da instituição, José Maria de Oliveira, será vendido para angariar recursos para a entidade.