ABERTURA DO FESTIVAL LITERÁRIO DE INVERNO

Na manhã desta sexta-feira, dia 24 de julho, foi aberta a 1ª edição do Festival Literário de Inverno de Bombinhas. Mesmo com a manhã chuvosa e fria, a programação com objetivo de fomentar, valorizar e difundir o prazer pela leitura, iniciou sua jornada de 48 horas de pura cultura em suas mais diversificadas vertentes.

Realizado pela Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Educação, e correalização da Anjos da Noite Teatro e Inventos Produções, a manhã foi calorosa no espaço ao lado da Praça 15 de Março, em Bombas. A solenidade de abertura contou com a prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, que enfatizou a realização de mais este sonho para o cidadão bombinense, agradeceu a organização, e reafirmou sua certeza que o Festival Literário se tornará, num futuro próximo, uma grande feira como acontece em outras cidades brasileiras. “Tenho certeza da continuidade do nosso Festival, porque Bombinhas é uma cidade poética, uma cidade que inspira a literatura”, comenta a prefeita.

O secretário de Educação Omar Santos, citou a banda Titãs ao dizer que: “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”, agradeceu o envolvimento de sua equipe nas pessoas da professora Maria Inês do Amaral, coordenadora do projeto literário no ensino municipal, e a Florisbela, personagem da professora e contadora de histórias Rô Boeno, que coordena o projeto Biblioteca Viva e, também, integra a programação do Festival. “Não existe ser humano completo sem cultura. Quando se tem cultura, tem mais saúde, tem mais educação, a pessoa é mais feliz”, ressalta o secretário.

A presidente da Fundação de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker, também rsalientou o trabalho de sua equipe, e a parceria com a secretaria de educação na concretização de mais esta conquista para o município. Frisou que a estrutura é singela, mas muito significativa, pois gestão e comunidade têm sonhos grandes. “Ao nos unificarmos para realizar esta feira, comprovamos que juntos chegamos até a alma da nossa população. A estrutura é limitada mas, extremamente, importante para fomentar o livro e a leitura em nossa cidade”, destaca Nívea.

A primeira apresentação foi feita pela Sofia Lessa, de oito anos, que declamou a poesia “Bombinhas”, de autoria de Márcia Sena. Em seguida foi um desfile de talentos com interpretações variadas. O destaque da manhã ficou por conta do ator especializado em declamar os poemas de Cruz e Sousa, JB Costa, que se intitula discípulo do poeta simbolista, e arrancou lágrimas do público ao interpretar “Vida Obscura”, “Acrobata da dor” e “O assinalado”, em companhia do arpista Osmar Quiñonez.

Um dos convidados da programação, o escritor Zé Luiz de Oliveira, que no decorrer da programação realiza o lançamento de dois livros e uma roda de conversa sobre a Academia de Letras de sua cidade, Sertãozinho em São Paulo, objetivando o despertar para a formação da Academia Bombinense, sintetizou o acontecimento: “Vocês estão no caminho certo porque começaram unificados: cultura e educação”, ainda, destacou que ao criar o hábito da leitura na criança, automaticamente a família toda é alcançada. “A criança é o elo com a família, uma vez conquistada todos vêm juntos. Exemplo é a menininha que declamou o poema, este é o caminho”, enfatiza o poeta Zé Luiz.