EQUIPE DE SAÚDE BUCAL DO JOSÉ AMÂNDIO EMITE RELATÓRIO

O município de Bombinhas tem 57% menos cáries numa criança de 5 anos e 45,4% menos cáries em crianças de 12 anos, em relação à média nacional.A Equipe de Saúde Bucal realizou levantamentos epidemiológicos com a medição da doença cárie e da eficácia da escovação pós-merenda nas escolas, nas instituições de ensino EEB Maria Rita Flor e EBM Pequeno Príncipe. E emitiu relatório com as conclusões e comparações com os anos passados. O resultado mostrou que nossas crianças estão melhorando sua qualidade de saúde bucal a partir das ações de educação ministradas frequentemente pela Equipe.

Os índices levantados foram o CPO-D (número de dentes permanentes, em média, cariados, perdidos e obturados nas crianças de 12 anos de idade), o CEO-D (número de dentes de leite, em média, cariados, com extração indicada e obturados nas crianças de 5 anos de idade) e o IHOS (Índice de Higiene Oral Simplificado) que mede, o quanto a escovação consegue limpar no Programa de Escovação Pós-Merenda realizada diariamente pelos alunos.

Em 2012, as crianças de 12 anos de idade possuíam, em média, 0,94 dentes cariados, perdidos e obturados. É um índice muito bom, já que a Organização Mundial de Saúde – OMS, estipulara como meta para 2010 um CPO-D menor que um. Em 2015, este indicativo caiu ainda mais, obteve-se 0,62 dentes acometidos pela doença, mesmo sendo levantado somente na população do bairro de José Amândio. O resultado levando a uma expectativa otimista para o levantamento do índice no município todo.

Em relação ao CEO-D, foi obtido em 2012 um índice de 1,38, em média, de dentes cariados, com extração indicada e obturados, reduzindo para 1,18 em 2015, em José Amândio. Demonstrando a colheita de bons frutos, já que o levantamento nacional (SBBrasil 2010) para a média do CEO-D foi de 2,43 e para o CPO-D foi de 2,07.

O Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS) nas crianças que realizam a escovação pós-merenda desde 2011, demonstra bons resultados em 2012 e uma piora em 2014. Levando a um replanejamento da ação na EBM Pequeno Príncipe, com as devidas correções nas falhas e um posterior levantamento, tivemos em 2015, resultados promissores.

Os objetivos de tais levantamentos são inicialmente fornecer um quadro completo das condições da saúde bucal e das necessidades de uma população, além de controlar as mudanças nos níveis ou padrões da doença. Desta forma, é possível medir a eficácia dos serviços que estão sendo prestados ou replanejar os serviços odontológicos e os programas de treinamento de pessoal, conforme as necessidades.

“Todas as ações em Saúde devem ser cuidadosamente planejadas e periodicamente monitoradas, de acordo com os dados epidemiológicos referenciados e levantados no município. E a colheita dos sorrisos saudáveis depende totalmente da qualidade da semeadura dos bons hábitos e da união dos semeadores”, comentou o Dentista Carlos Takayuki Yamanaka.