PROJETO CATADORES DE CIDADANIA REALIZA AÇÃO NO CRAS

A Prefeitura de Bombinhas através da Secretaria de Assistência Social desenvolve desde 2013 o Projeto Catadores de Cidadania, visando a manutenção de um cadastramento específico para os catadores que circulam no município, gerando a possibilidade de inserção destes indivíduos e suas famílias nos projetos sociais e benefícios garantidos por lei.

A ação, realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Trânsito, ocorreu na última sexta-feira, dia 4, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no bairro de José Amândio. Exames laboratoriais rápidos de HIV, Sífilis, Diabetes e Hepatites foram realizados com os catadores, que assistiram a palestras com o odontólogo Dr. Carlos Yamanaka, da UBS de José Amândio, sobre saúde bucal e com o Dr. Alexandre Júlio, Médico de Atenção da Família, da UBS de Bombas. Da Unidade de Bombas, também estavam presentes as Agentes Comunitárias de Saúde e as Enfermeiras que realizaram os exames. A equipe do Departamento de Trânsito orientou os catadores sobre o Decreto de Circulação. Contamos com toda a Equipe do CRAS e do Programa Bolsa Família presentes e a disposição para dar orientações. Houve ainda, a oportunidade de agendamentos de consultas odontológicas para os presentes.

A ação intersetorial e continuada do projeto também oportunizou a confecção de novos crachás de identificação para o setor, e dentro de alguns dias, os catadores receberão os coletes novos. “Estamos muito satisfeitos com o resultado do Projeto! A ação garante e dá ciência dos direitos deste grupo específico, oferece acesso e resgata a cidadania destas pessoas!”, falou o Secretário de Assistência Social, Maurício José Leal.

Os catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. De modo geral, atuam nas atividades da coleta, triagem, classificação e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem. Os catadores dividem essa atividade com os moradores de rua, que também tiram seu sustento muitas vezes da reciclagem.