AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE INICIAM CAPACITAÇÃO

A Prefeitura de Bombinhas, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, iniciou nesta terça-feira, dia 22, o Curso de Formação Inicial de Agentes Comunitários de Saúde. O curso é realizado pela Comissão de Integração Ensino e Serviço da Foz do Rio Itajaí – CIES, e da Escola Técnica do SUS Blumenau, sob a coordenação das Enfermeiras Ana Carolina Pinheiro e Dumara Coltts.

O curso tem carga horária de 400 horas, divididos em 15 aulas teóricas de 120 horas e aulas práticas sob supervisão direta do enfermeiro da unidade onde atua, com 280 horas. Serão abordadas ações de promoção e proteção à saúde do usuário, família e comunidade, processo de trabalho em saúde, trabalho em equipe e planejamento em saúde.

Na ocasião da abertura do curso, a Prefeita Ana Paula da Silva, enfatizou o trabalho das Agentes Comunitárias, como base fundamental para a Atenção Básica, a importância do acolhimento durante as visitas domiciliares, do trabalho em equipe e da educação permanente em saúde.

O Secretário de Saúde, Paulo Henrique Dalago Müller destacou o papel da ACS e a importância do processo de formação para o fortalecimento dos serviços de saúde e a ampliação de seus conhecimentos para orientação da população.

Temas que serão abordados:

• Processo saúde-doença
  • Processo de trabalho
  • Relações Humanas
  • Trabalho em equipe
  • Ética na vida e no trabalho
  • Saúde, trabalho e a saúde do trabalhador
  • Políticas de saúde
  • Sistema Único de Saúde – legislação
  • Estratégia Saúde da Família
  • Redes de atenção à saúde
  • Corpo humano e seu funcionamento
  • Higienização das mãos
  • Suporte básico de vida
  • Comunicação em saúde
  • Escuta ativa, observação e acolhimento
  • Vigilância em saúde: vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, ambiental, e do trabalhador
  • Desastres ambientais
  • Planejamento em saúde
  • Organização pessoal
  • Participação popular, Conselhos locais de saúde
  • Atenção Integral a Saúde da criança, adolescente, mulher, adulto e idoso.
  • Atenção psicossocial
  • Educação em saúde