PROJETO SESC SAÚDE MULHER CHEGA À BOMBINHAS

A Prefeitura de Bombinhas, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, firmou parceria com o Projeto Sesc Saúde Mulher e estará promovendo a realização de exames de mamografia e preventivo ginecológico na Unidade Móvel do Sesc que ficará baseada no pátio da Policlínica Municipal José Olímpio no período de 2 de maio à 30 de junho. O objetivo é reunir as moradoras de Bombinhas e realizar também atividades de promoção da saúde através de palestras e oficinas com grupos comunitários, escolas, associações com ações educativas e participativas.

O projeto percorre os municípios brasileiros para contribuir para a melhoria da saúde da população feminina, fortalecer e ampliar as ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno do câncer de mama e do colo de útero e promover ações de Educação em Saúde na comunidade.

Saiba mais:

Quero fazer meus exames, como proceder?

Todos os exames são agendados na Unidade de Saúde do seu bairro.

Todas as mulheres podem fazer a mamografia no caminhão do SESC?

Todas as mulheres com idade entre 50 a 69 anos, ou que tenham fatores de risco e histórico familiar de câncer de mama, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde devem agendar na sua Unidade de Saúde. As mulheres com idade inferior a 50 anos devem realizar primeiramente a consulta de rotina nas Unidades de Saúde (médica ou de enfermagem) para exame clínico das mamas.

Já tenho encaminhamento para mamografia na Secretaria de Saúde. Preciso ir na Unidade de Saúde?

Todos os exames de mamografia que foram encaminhados para Secretaria serão priorizados e agendados nas primeiras semanas. Será feito contato com você para receber o agendamento na Unidade de Saúde.

Qual a idade para fazer os exames de citopatológico (preventivo ginecológico) no caminhão do SESC?

Todas as mulheres com idade entre 25 a 64 anos. As mulheres com idade inferior a 25 anos podem fazer nas Unidades Básicas de Saúde.

Estou morando recentemente no município de Bombinhas. Posso fazer os exames?

Primeiramente você deve procurar a Unidade de Saúde do seu bairro para realizar seu cadastro de domicílio através da Agente Comunitária de Saúde.