ENCONTRO NACIONAL DE TEATRO DE BONECOS

Acontece nos dias 20 e 21 de outubro, sexta-feira e sábado, respectivamente, o encontro V Abrace o Boneco Brasil e 20º Congresso da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB, e Centro da União Internacional de Marionetistas Unima Brasil, em espaços culturais das cidades de Bombinhas e Porto Belo. Durante o encontro a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos elegerá sua nova diretoria, e, dentre os muitos assuntos do encontro, estabelecerá o novo plano de trabalho cultural para todo o país, apoiado pelos núcleos e Associações Estaduais de Teatro de Bonecos. Até o momento, já são oito estados com presença confirmada.

O encontro acontece desde 2006, reunindo profissionais e amadores do Teatro de Bonecos de todo o Brasil, possibilitando a interação com o público de cada cidade e contemplando o estudo e a formação na linguagem do teatro de bonecos ou formas animadas.

O evento oferece, à comunidade de Bombinhas, e também de Porto Belo, palestras, mesas temáticas, oficinas de iniciação à arte bonequeira e apresentações artísticas. A Tato Criação Cênica, Cia Filhos da Lua e Trágica Cia (PR), Ismine Lima (BA) Cia Mútua (SC), Conceição Rosiére (MG), Nini Beltrame e Sassá Moretti (SC), Heraldo Lins (RN) são alguns dos grupos, pesquisadores e artistas referência na arte das formas animadas de todo o Brasil que estarão presentes no evento.

Dentro da programação, uma noite especial com Nini Beltrame, no Ponto de Memória Museu Comunitário Engenho do Sertão, quando será realizada a roda de conversa “Teatro de Bonecos no Boi de Mamão”. Nini é diretor teatral, bonequeiro, e foi professor e pesquisador na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, O acontecimento, ainda marca o lançamento oficial do 1º Festival de Teatro e Títeres de Rua – FESTIRUA, que será realizado de 20 a 27 de abril de 2018, em Bombinhas.

A realização do “Abrace o Boneco Brasil” é da ABTB, UNIMA Brasil e Cia Sandra Baron, com parceria dos municípios de Bombinhas e Porto Belo, através de suas respectivas Fundações de Cultura. Ainda conta com apoio do Residencial Jardim dos Beija-flores, Pousada Georges Village, Costa Esmeralda Convention e Visitors Bureau e Instituto BoiMamão.

Programação livre e gratuita:

Sexta-feira 20 de outubro

14 horas: Oficina relâmpago de bonecos na Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa – Casa de Cultura Piana do Crivo, rua Primavera, 28, Morrinhos, Bombinhas.

14h30: Brinque de Mamulengo (exclusivo para os alunos da instituição) – APAE, Av. Governador Celso Ramos, 3016, Porto Belo.

16 à18h00: Relatos da Unima e associações – Câmara de Vereadores de Porto Belo,Rua Cap. Gualberto Leal, 330, Centro.

18h30: Lambe-lambe ao Pôr do Sol – Praça da Bandeira, Centro, Porto Belo

20 horas: Roda de Conversa “Teatro de Bonecos na brincadeira do Boi de Mamão” – Ponto de Memória Museu Comunitário Engenho do Sertão, rua Abacate, 452, Sertãozinho, Bombinhas.

Sábado 21 de outubro

10 horas: Lambe-lambe na Praça XV de Março – Av. Falcão, Bombas, Bombinhas, (ao lado da Policlínica José Olímpio)

Informações: (47) 988046926 com Fabio Prates, Produção Cia Sandra Baron, ou pelo e-mail: atrizsandrabaron@gmail.com