BOMBINHAS SEDIA FESTIVAL DE CULTURA AFRICANA

Acontece em Bombinhas, desde o dai 17 de fevereiro e segue até dia 24, o VII Festival Internacional de Cultura Africana da América Latina – Stage Camp África Raices, na Praia Retiro dos Padres, no camping homônimo. No Brasil o Stage Camp África Raices foi realizado até ano passado em Florianópolis e neste ano de 2018, Bombinhas abraçou a realização através do produtor local Santiago Asef, com o apoio cultural do Mestre das Águas e Fabrício Macaneiro, proprietário do Restaurante Retiro dos Padres e Supermercado Bombinhas.

O acontecimento é organizado pela dupla Daniella Durán khol e Djanko Kalaban Camara da Organização África Raices, e, trata-se de um acampamento no Camping Retiro do Padres, que reúne 150 participantes vindos do Brasil, México, Colômbia, Honduras, Chile, Argentina e Uruguai, entre profissionais que atuam na dança e música, e amantes da cultura “Malinke” e “Mandingue”, artes africanas centenárias na dança e percussão.

São mestres com mais 73 gerações em sua memória genética, onde sempre um representante de cada tronco familiar fica com a responsabilidade do repasse, e vieram ao Brasil para ministrar oficinas. Encontra-se em Bombinhas os Mestres Youssouf koumbassa, Djanko De Faranah Camara, Assetou Diabaté, Billy Manden konaté, Kora Adama Keita e o maior de todos Famoudou Konaté, respeitado no mundo inteiro, atualmente com 78 anos.

O evento finaliza neste sábado, dia 24 de fevereiro, e a partir das 14 horas acontece o Verde Afro Festival, aberto ao público, com apresentação destes renomados mestres e grupos oriundos das oficinas, além de atrações artísticas como: Smoking Beats & Djanko Camara, Filhos do Mestre, Nañan Matos, Afro Flúor, Humus de África, Sankofa e Fidel Minda, além de desfile de afromoda, exposições e artesanatos para venda.

O produtor local Santi Asef é praticante de percussão africana desde o ano 2000 e fala sobre a importância de ter estes detentores dos saberes africanos em Bombinhas “Nem eu posso acreditar que o grande Mestre Famoudou Konaté está aqui, e todos os outros.Imagina que nessa tradição, já ao nascer nas famílias a criança tem essa responsabilidade de transmitir a cultura. São pessoas indicadas desde que nascem”, destaca Santi.

O quê: VII Festival Internacional de Cultura Africana da América Latina – Stage Camp África Raices

Quando: 24 de fevereiro, sábado, das 14 às 18 horas

Onde: Praia Retiro dos Padres

Realização: Africa Raices Arte + Cultura Mandinga

Produtor local: Santiago Asef

Patrocínio: Restaurante Retiro dos Padres e Supermercado Bombinhas

Apoio cultural: Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura, Mestre das Águas, Camarão Peixe e Cia e Di Bel Restaurante.