1º ENCONTRO DE BOI DE MAMÃO DE BOMBINHAS É SUCESSO DE PÚBLICO E APRESENTAÇÕES

Foi realizado neste sábado, 3 de março, o 1º Encontro de Boi de Mamão de Bombinhas, na Avenida Vereador Manoel José dos Santos, Centro. O acontecimento abriu as comemorações do 26º aniversário de Bombinhas, festejado no dia 15 de março, e levou para a rua os grupos Cru de Teatro e Boi de Mamão, de Jaguaruna, Nativos da Carioca de Porto Belo, Raiz da Terra do São Paulinho, de Itapema e o anfitrião da festa o Eira meu Boi da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, que nesta apresentação contou com a participação, mais que especial, do Mestre Sena como versador, irmão da versadora oficial do grupo, a poeta Márcia Sena.

O Eira meu Boi abriu a noite, em que a chuva apesar da promessa de chegar, deu uma trégua e somente caiu assim que o último grupo terminou sua apresentação, e assim, o grupo mostrou com sua tocata e bicharedo o tom do festejo. Em seguida foi a vez do Raiz da Terra do São Paulinho de Itapema e o Mestre versador Sílvio Vieira, fazer a brincadeira, seguido pelo Nativos da Carioca de Porto Belo, com o Mestre Pablo Lourival Nunes puxando um grupo formado somente por meninos, e, por fim, encerrou a festança o Grupo Cultural Cru de Teatro e Boi de Mamão de Jaguaruna, que tem o Mestre versador Michel Ricardo Teixeira, e, numa apresentação diferenciada, ao som somente de tambores, finalizou o 1º Encontro bombinense. No término das apresentações cada grupo foi agraciado com um mimo, um troféu confeccionado pela artista local Dulce Victorero, que representa, justamente, um boizinho.

Um dos gaiteiros do Eira meu Boi, Ramon de Souza, que também é vocalista e arranjador, assistiu junto as filhas e a esposa os demais grupos após sua apresentação. Com um sorriso enorme no rosto resumiu o sentimento de todos os integrantes do Eira meu Boi. “Foi show, muito lindo e organizado”.

Fernando Pacheco é coordenador do Grupo Cru e integra a tocata e interpreta a papel do médico na encenação da morte e ressurreição do boi, o grupo saiu às 15 horas de Jaguaruna pra estar em Bombinhas nesse festejo, ele ressalta que o conjunto sobrevive graças a divulgação feita a partir desses acontecimentos e que o objetivo é fortalecer a imagem cultural que graças a encontros como o bombinense ultrapassa as fronteiras catarinenses. “Cada grupo tem uma pegada diferente, uma musicalização, o jeito de confeccionar e apresentar o bicharedo, e cada um faz conforme a tradição de sua cidade. Um diferencial nesse Encontro foi a confraternização, onde pudemos trocar ideias, presentes, e isso é de extrema valia dentre os grupos”, destaca Fernando.

O acontecimento é uma realização da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, reuniu, aproximadamente, 1000 participantes, dentre eles muitas crianças que se divertiram a valer com os quatro bois na arena improvisada no meio da rua. Enquanto o terceiro grupo brincava, uma chuvinha tênue começou a cair, mas não espantou ninguém, todos ficaram firme até o último segundo. Assim que o Cru encerrou sua exibição a chuva caiu torrencialmente, lavando o chão bombinense.

Para encerrar o Encontro, os grupos se reuniram na sede da FMC numa alegre confraternização realizada com o apoio cultural do Sicredi. O 1º Encontro de Boi de Mamão de Bombinhas, ainda, contou com o apoio logístico da Secretaria de Educação e do Departamento de Trânsito – Dmutran.