BOMBINHAS PASSA A REALIZAR EXAMES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE NO PRÓPRIO MUNICÍPIO

A realização dos exames de ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia no pronto Atendimento, é uma conquista inédita para usuários da saúde em Bombinhas.

O município de Bombinhas avança cada dia que passa no serviço de Saúde oferecido à população. Desta vez a grande conquista é a realização de exames com alta demanda: colonoscopia, ultrassonografia e endoscopia. A partir dessa sexta-feira, dia 11, serão efetuados numa sala especialmente reformada no Pronto Atendimento da Policlínica Municipal.

Na tarde do dia 07 de abril, o executivo municipal firmou o convênio com o Instituto Vida de Assistência a Saúde, uma entidade pública de utilidade estadual com sede na cidade de Blumenau. Os exames serão agendados pela Secretaria de Saúde e existe uma cota de 60 ao mês. Mesmo com esse atendimento localizado a cota nos municípios vizinhos que Bombinhas atualmente possui continua, isto significa a extinção total de filas de espera para esses exames. Jamais houve uma prestação de serviço semelhante na cidade.

Segundo a diretora de Controle e Avaliação, Vanessa Dalfina Pinheiro, dos exames que serão oferecidos, o que possui maior demanda reprimida é o de endoscopia, com 86 pessoas, que aguardam desde setembro sua oportunidade. “Esse convênio e ainda sendo realizado aqui na nossa cidade é um ganho substancial para a saúde e principalmente para a população, em pouquíssimo tempo zeraremos a fila.”

Outra questão importante é a economia para os cofres públicos, já que não haverá necessidade de deslocamento dos pacientes, além de trazer mais comodidade a eles. Para as gestantes que necessitam de várias ultrassonografias ao longo da gravidez é um conforto não precisar sair de Bombinhas.

A Prefeita Ana Paula da Silva, falou que a conquista é fruto de um trabalho de planejamento realizado nesse primeiro ano de gestão, “sabemos que ainda falta muito a fazer, mas eu e o Paulinho, buscamos soluções a cada dia para resolver nossos problemas. Nós queremos muito mais para nossa cidade, e com muito trabalho e dedicação estamos conseguindo trazer um atendimento de saúde digno a nossa população”.

O Vice Prefeito e Secretário de Saúde, Paulo Henrique Dalago Müller, Paulinho, salientou a importância da realização dos exames na própria rede de saúde municipal. “Cidades grandes fazem esses exames em clínicas terceirizadas, é muito difícil a própria rede de saúde realizá-los. É um ganho sem precedentes no município”, destaca o vice-prefeito.