NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE BOMBINHAS ESTÁ PRATICAMENTE PRONTO
As obras do novo sistema de abastecimento de Bombinhas iniciam em mais um ponto ainda neste mês: através da BR 101, em Tijucas, onde a tubulação será instalada com o auxílio de poços de emboque e desemboque. Os poços são, na realidade, pontos de acesso ao subsolo, permitindo que a tubulação atravesse de um lado a outro da rodovia. As licenças para a operação já foram emitidas e o procedimento deve iniciar em breve. Enquanto isso, a Águas de Bombinhas continua o trabalho em diferentes frentes de operação em Porto Belo e também no morro de Zimbros.
Novo sistema
Dos 27 quilômetros de adutora que levarão água bruta do Rio Tijucas até Bombinhas, 26 estão concluídos. Conforme o diretor-presidente da empresa, Ricardo Miranda, 95% da tubulação prevista já está executada. Além disso, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) está praticamente pronta, em fase de urbanização e acabamentos. O investimento total da Águas de Bombinhas é de R$ 50 milhões, o maior em saneamento de Santa Catarina.
“Este é um projeto ousado e que vai resolver definitivamente os problemas hídricos da cidade. Tanto Bombinhas como Porto Belo e Itapema serão beneficiados com a conclusão da obra”, completa Ricardo. Ainda de acordo com ele, o manancial que hoje abastece os três municípios já não é suficiente para a população – principalmente durante o verão. “O sistema vai assegurar o abastecimento durante todo o ano, além de garantir o desenvolvimento econômico e turístico destas cidades”, afirma.