A MAGIA DO LIVRO INFANTIL

A Fundação Municipal de Cultura, através da Biblioteca Pública Municipal Cruza e Sousa, realizou a Semana do Livro Infantil, de 16 a 20 de maio, com uma programação recheada de atividades e foco no livro infantil, que teve seu dia celebrado em 18 de abril em referência ao nascimento de Monteiro Lobato. O encerramento das intervenções foi com o Literanique – Piquenique Literário, na Praça Vista das Galés no Canto Grande.

Durante a semana foram executadas oficinas de marcadores de páginas e disponibilizas uma caixa com sugestões de leitura. Especificamente na quarta-feira, 17, foram efetuadas rodadas de contações de histórias nos dois períodos, que além dos alunos do Projeto Oficinas Culturais e visitantes, contou com a participação dos alunos do Pré I e II do Cei Sítio do Pica-Pau Amarelo, acompanhados pela professora Cleide Rebelo, pela monitora Manuela Pereira, a gestora Gilmara Pereira e a coordenadora pedagógica Lina Sena.

As contações foram realizadas por Deise Cristina de Melo de Souza, Márcia Sena, Daniela Rocco, Tábata Torres e pela voluntária Radharani Francini Forte, aluna das oficinas de técnica vocal, canto coral e dança livre, que recentemente concluiu um curso de contação de histórias, e ainda, as próprias crianças se aventuraram nas contações.

A voluntária Radharani ressalta que ficou feliz em participar da comemoração da Semana do Livro Infantil. “Adorei a oportunidade boa de exercitar a contacão de histórias num ambiente acolhedor e familiar, sentir o entusiasmo e espontaneidade dos pequenos interagindo foi gratificante”, moradora de Bombinhas desde agosto de 2017 e além dela mesma integrar o Projeto Oficinas Culturais, também suas duas filhas de seis e 11 anos têm aulas na FMC, Radharani ainda destaca o movimento cultural que Bombinhas oferece.

Já o Literanique, que fechou com chave de ouro a Semana do Livro Infantil, levou a praça Vista das Galés mais de 50 crianças entre moradores do bairro Canto Grande e alunos do 4° e 5°anos da EEB Edith Willeck, acompanhados pelas professoras Silvana Pittarello e Bereneice Silva, a bibliotecária Graziela Farias e as monitoras Patrícia Caetano e Diane Pereira. A meninada ouviu e interagiu com a contação de história musicada do Petisquinho, com Fabíolle Longhi, participaram de uma caça ao tesouro, com direito ao prêmio de uma caixa de livros infantis, e puderam mostrar seus talentos de contadores de histórias e declamadores de poesias com o momento do palco livre.

A professora Berenice Silva ressalta a importância de ações lúdicas onde a criança aprende brincando. “Tal atividade é de fundamental importância para os alunos, afinal, a leitura é parte imprescindível na Educação. Espero participar de mais atividades como esta e que sejam frequentes porque as crianças adoram e participam ativamente”, conclui a professora.

O aluno Bryan Tiago Martins tem 10 anos, gosta muito de ler e atualmente se dedica ao volume azul do “Diário de um Banana”, e resume a alegria da criançada presente: “eu gostei da história do Petisquinho, do abraço da profe e da caça ao tesouro, principalmente, porque o nosso time venceu”, Bryan integrou a equipe azul, também participaram da brincadeira as equipes verde e preta.

Ao todo a semana recebeu a visitação de mais de 200 crianças.