CRIANÇAS PARTICIPAM DE OFICINA E PRODUZEM UM CURTA-METRAGEM

Uma oficina de cinema com foco na sustentabilidade dirigida pela equipe do Cinesolarzinho e com patrocínio da Águas de Bombinhas foi uma novidade para trinta crianças de Bombinhas. O resultado da produção foi exibido ao final da apresentação do  Cinesolarzinho, iniciativa de cinema itinerante que exibe filmes a partir de energia solar. Cerca de 260 pessoas participaram da apresentação da noite de sexta-feira (04), realizada ao ar livre na EBM Pequeno Príncipe, no bairro José Amândio.

Os próprios alunos deram as ideias dos temas baseados em sua realidade. Para a produção, elas apontaram três abordagens que consideram prioridades na região onde moram: a poluição das marés, maus tratos aos animais e a morte de animais marinhos devido à poluição.  Com base nesses temas, procuraram dar o recado à comunidade local sobre a importância da preservação ambiental.  O assunto também foi abordado em todos os curtas da noite exibidos na telefona do Cinesolarzinho.

Depois da apresentação, o público também pôde visitar a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar  e do projeto como um todo. Dentro do veículo, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar. Além disso, foram mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

O Cinesolarzinho é uma realização da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Aegea, Águas de Bombinhas, Prefeitura de Bombinhas e das seguintes empresas e entidades: Surya Brasil, Academia Ecofit, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen, Solar World Cinema, Festival Curta Brasília e Ecooar (por isso, todas as sessões têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo). Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz.