BOMBINHAS PARTICIPA DE WORKSHOP DO BANDEIRA AZUL

A Prefeitura de Bombinhas esteve representada no XI Workshop Nacional Bandeira Azul, realizado nos dias 17 e 18 de maio em Guarujá/SP pela turismóloga Keli Regina Bevegnú e a bióloga Letícia Frozza Teive. A capacitação foi direcionada para cidades que têm a intenção de participar do programa. No workshop foram apresentados os detalhes e etapas do programa, informações, além de cases e exemplos. Além das palestras teóricas, foram realizadas mesas redondas e visitas técnicas na Praia Tombo, certificada desde 2010, e na Marina Nacionais.

A intenção da Prefeitura de Bombinhas é inscrever as Praias de Quatro Ilhas e Mariscal para pleitear a certificação. Algumas fases do processo já estão em andamento. No dia 6 de Junho, durante a Semana do Meio Ambiente, realizada pela Famab, haverá uma palestra sobre o Bandeira Azul e a assinatura simbólica do processo de inscrição de Bombinhas.

Sobre o Bandeira Azul

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. Tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

O Programa é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje om apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC. O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional.