COMCULTURA ENVIA MOÇÃO DE APLAUSOS AO MINC

Na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Bombinhas – ComCultura, realizada no dia 11 de junho, os conselheiros por unanimidade aprovaram uma Moção de Aplausos à Oficina de Apresentação e Orientações do Edital do Prêmio “Culturas Populares – Edição Selma do Coco”, realizada pelo técnico Alexandre Gouveia Martins, no dia 26 de maio no município de Bombinhas.

O acontecimento, gratuito e aberto ao público, explanou sobre o edital, com o objetivo de capacitar agentes e produtores culturais a inscreverem projetos. Tal ação promove o fortalecimento das políticas públicas de cultura voltadas a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, que é de fundamental importância para a manutenção dos fazeres tradicionais da comunidade bombinense. Por este motivo, o ComCultura formaliza a condecoração por meio de Moção por ser uma forma de reconhecer o trabalho do Ministério da Cultura, não só em lançar o edital e gratular iniciativas e mestres que mantêm a cultura tradicional brasileira, mas também em promover a capacitação dos envolvidos no setor cultural e qualificá-los para participar do prêmio. E essa capacitação não seria tão eficiente se não fosse a dedicação do técnico Alexandre Gouveia Martins, que de forma clara e concisa, esclareceu todos os aspectos do edital, compartilhando orientações e sua experiência para a elaboração de qualquer projeto.

Entre os conselheiros foi consenso que o setor cultural bombinense é privilegiado em receber um profissional da monta do técnico Alexandre, que se diz impressionado com o cenário encontrado na cidade. “Vislumbrei várias ações que são desenvolvidas na área da cultura popular aqui que são muito significativas, e não é apenas uma questão quantitativa, mas qualitativa”, ressalta Alexandre.