CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE BOMBINHAS COMPLETA 10 ANOS
Aniversário do Corpo de Bombeiros de Bombinhas é comemorado com entrega do novo caminhão de combate a incêndio.
Na última sexta-feira, dia 11 de abril, foi realizada na Corporação do Corpo de Bombeiros de Bombinhas, uma cerimônia de comemoração aos 10 anos dos militares no município. Estiveram presentes a Prefeita Ana Paula da Silva, Paulinha e o Vice e Secretário de Saúde Paulo Henrique Dalago Müller, Paulinho, e os ex prefeitos Manoel Marcílio dos Santos e Júlio Ribeiro, representado pelo filho Leonardo. O ex prefeito Claudionor Pinheiro não pôde comparecer. A presença dos chefes do executivo ao longo dos 10 anos da corporação, se deve porque foi realizada uma bela homenagem pelos esforços e empenho na implementação, manutenção e apoio do Corpo de Bombeiros no município. Foi entregue a todos um mine capacete dourado pelo Comandante Geral Coronel Marcos de Oliveira.
Na ocasião, para abrilhantar ainda mais o festejo do aniversário, o Coronel entregou as chaves de um caminhão de combate a incêndio novo para a prefeita, que por sua vez, entregou ao Comandante de Bombinhas Sargento Clodomar. O veículo vem substituir o antigo que será disponibilizado a outro município que tenha necessidade. O novo, além de ser totalmente equipado para combater incêndio, tem tecnologia avançada, equipamento de resgate para retirar vítimas de ferragens e uma bomba bem mais potente que o anterior, conforme explicações do Sargento Clodomar.
A prefeita Paulinha falou sobre a importância e missão do Corpo de Bombeiros, da valiosa contribuição para a sociedade bombinense, todavia pediu um esforço conjunto entre Governo do Estado, Comando Geral e o próprio Executivo Municipal no sentido de ampliar o serviço de guarda vidas ao longo do ano nas cidades litorâneas com maior concentração de visitantes. Lembrou das mortes de dois jovens na noite anterior, do quanto o mar pode ser traiçoeiro e da diferença que faria um serviço o ano todo para Bombinhas. Por fim, parabenizou pelo aniversário, lembrou da implementação da corporação da qual teve sua participação direta, enquanto secretária de administração, e se colocou a disposição. “Estou à disposição para o que precisar, sobretudo como cidadã, entendo que esta é uma causa soberana, e de todos nós.”
Outra questão muito importante e salientada pelo Comandante Geral Marcos de Oliveira, é que parte do dinheiro utilizado na compra, 90 mil reais, é oriundo de recursos adquiridos através do Fumrebom, que é uma taxa recolhida pelas vistorias realizadas pela corporação. Isso significa, que uma parte relevante do montante de 500 mil reais do caminhão é advinda da comunidade. Destacou a história dos Bombeiros no estado e as dificuldades que sempre tiveram. “Quem efetivamente atende a população é o bombeiro militar e o comunitário, portanto não esmoreçam diante das dificuldades, sempre as tivemos, nesses 83 anos que vamos completar em novembro desse ano”.
Quanto as mortes ocorridas em Bombinhas disse que episódios assim causam sofrimento em todos: “esse é o nosso cotidiano, a gente existe, justamente para dar segurança, para trabalhar em situação de risco”. Também destacou as dificuldades, principalmente, orçamentárias para estender a operação por um tempo maior e os números da operação verão dessa temporada, que, apesar de ter iniciado em seis de outubro e terminado no final de abril, encerrou com 18 óbitos em áreas protegidas.
Também estiveram presentes no evento o Major Eduardo Haroldo de Lima, Comandante da 13º Batalhão de Bombeiros Militar e demais autoridades militares, 2º tenente Tony, Comandante do Pelotão da Polícia Militar de bombinhas, vereador Aladi dos Santos e representantes da sociedade civil organizada e empresarial de Bombinhas.
A Prefeitura de Bombinhas participou com o recurso de 72 mil reais na compra do caminhão. Para perfazer o total de 500 mil, além do recurso da Prefeitura, vieram 212 mil do Estado de Santa Catarina, 50 mil da Câmara de Vereadores de Bombinhas e 90 mil do Fumrebom.