ESTUDANTES DO PROJETO EMAS VISITAM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Nesta quinta-feira (14) os alunos da rede municipal de ensino de Bombinhas participaram da última aula do projeto EMAS (Educação, Meio Ambiente e Saúde), encerrando as atividades na escola Edith Willecke. Os estudantes fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Águas (ETA) Zimbros, onde puderam aprender na prática como funciona o tratamento e distribuição de água na cidade.

A saída de campo foi realizada na parte da manhã com a turma do quarto ano. Durante a visita, os alunos fizeram perguntas sobre o sistema para a equipe da Águas de Bombinhas, passaram pelas etapas do processo, descobriram a importância do tratamento e conheceram as formas de distribuição de água potável – até chegar na casa dos moradores.

A estudante Isabel Silva Rinco, de 9 anos, visitou o local pela primeira vez e diz que gostou de aprender sobre o tratamento de água. “Aprendi que antes da água ir pra nossa casa ela tem que passar por aqui, gostei bastante”, comenta. Os estudantes também aprenderam sobre biomas, animais marinhos e preservação ambiental e no encerramento do projeto os alunos ganharam uma camiseta do EMAS e também devem receber um certificado de participação.

“A experiência do projeto EMAS superou as expectativas e mostrou que a iniciativa pode dar certo, quando se tem redes colaborativas. Com a parceria do município, por meio da SME, FAMAB e Saúde, foi possível criar essa rede, que veio para fortalecer o projeto”, completou ela. Ainda de acordo com Raquel, o projeto iniciou no último ano e mostra uma repercussão bastante positiva nas escolas e na comunidade. “Estamos finalizando o primeiro semestre de 2018, mas já temos novas ideias para o decorrer do ano”, completa.