LIVRO DO CONCURSO “CERCA RAPAZI” É LANÇADO EM BOMBINHAS

Foi realizada na noite de sexta-feira, 31 de agosto, a premiação do concurso “Cerca Rapazi” e o lançamento do livro homônimo, realizado pela Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Centro. A ocasião reuniu os pescadores, representantes do legislativo, comunidade em geral e os Mestres da Cultura Tradicional de Bombinhas Naro Pinheiro, Zequinha Olímpio e Sena, os dois primeiros da pesca e o último de boi de mamão.

A solenidade foi aberta pelo Coral Infantojuvenil EnCanto e os alunos de Técnica Vocal, que com a regência da professora Anna Lehm e acompanhados pela pianista Maria José Delgado, interpretaram canções que falam do mar, e deram a tônica da noite: pesca, arte e alegria. Em seguida os agraciados da noite foram chamados para receber suas medalhas, certificados, um exemplar do livro e um mimo cedido por empresários bombinenses. Samuel de Oliveira foi o nome da noite ao levar para casa cinco colocações: 1º lugar nas categorias “A espera do peixe”, “Mulheres na praia” e “O Cerco Saragaço”, e o 3º lugar nas categorias “Apetrechos da pesca” e “Tem peixe na mesa”. Ele ressalta que não participou pensando em ganhar, mas sim com a intenção de mostrar seu trabalho. “Foi uma noite maravilhosa, foram os primeiros prêmios pelas minhas fotos. Eu as inscrevi com a intenção de mostrar um pouco do meu trabalho que é uma coisa que eu amo: tirar fotos de pessoas, da natureza, principalmente da cultura e da pesca da tainha que eu acho bem legal e muito importante”, Samuel dedica-se a fotografar a Pesca Artesanal da Tainha em Bombinhas desde 2013.

Além de Samuel foram premiados: Gabriela Lais Becker, Mário Ávila de Oliveira, Wenderson Machado, Sérgio Luiz de Melo, Vinícius Vasconcellos, Carlos Eduardo Boaventura e Tiago Cabral. E a melhor foto no voto popular a de Pedro Totta.

O empresário José Rodrigo da Silva, do Restaurante Canto do Macuco, um dos apoiadores do concurso, comenta que acompanha a Pesca Artesanal da Tainha há anos e o concurso foi uma oportunidade de colaborar com a divulgação da atividade: “participamos indiretamente apoiando e prestigiando a pesca e agora com a abertura do restaurante no Mariscal, sentimos vontade de colaborar de alguma forma, além dos pratos a base de peixe, típicos da culinária local, que servimos ao público”.

O turismólogo Luiz Antônio Patrício salienta o convívio entre os atores envolvidos no processo do concurso. “Essa interação entre fotógrafos, sendo a maioria de outras cidades ou pessoas que escolheram Bombinhas para viver, com os pescadores tradicionais, e os empresários que apoiaram o concurso é muito interessante e envolvente. Essa união resultou num convívio único e muito simbólico em nossa cidade”. Já a diretora de cultura Tábata Torres, enfatiza a importância de ter mais este registro da Pesca Artesanal da Tainha no município. “Ter este registro da Pesca Artesanal da Tainha em mãos, com a diversidade de olhares que o concurso proporcionou, é fundamental para que fortaleçamos a atividade e seu fomento, repasse e valorização”.

A premiação do concurso Cerca Rapazi foi realizada com o apoio das empresas: César Restaurante, Canto Madalena Bar, Visco das Bombinhas, Edifica Loja Moda Feminina, Barão Bar e Restaurante, Sufalu moda cama, mesa e banho, Empório D’ Matildes, Ateliê Miriam Vaccarelli, N da Lua, restaurante Canto do Macuco, restaurante Rancho da Ana  e sr. Mario Pera.