INCLUSÃO, LITERATURA E EDUCAÇÃO

Aconteceu na última quarta-feira, 29 de agosto, uma palestra sobre autismo na Câmara de Vereadores de Bombinhas, ministrada pelo escritor, youtuber, músico, pós graduando em Transtorno do Espectro Autista pelo ChildBehaviorInstituteof Miami, e autista Marcos Petry. Com uma abordagem fundamentada na superação e no estímulo, tanto Marcos, quanto sua mãe, a professora Arlete Petry, relataram a vivência  desde a descoberta do diagnóstico até o momento atual. De modo claro e conciso Marcos falou de como lidar com o autismo e quais atitudes tomar para que pais e professores possam ampliar o desenvolvimento dos filhos ou alunos.

O acontecimento foi encabeçado pela secretaria de Educação, através do Atendimento Educacional Especializado, com a colaboração de Miriam Victorero mãe de um jovem autista, e apoio da comunidade. A plateia formada por profissionais da Educação bombinense e pais de crianças e adolescentes autistas assistiu entre encantada, aliviada e admirada o jovem de 25 anos, dono de uma voz melodiosa, cantar e contar sobre seu cotidiano, sentimentos com relação a forma como é tratado e seu olhar sobre o mundo. Ainda, repassou como enxergar um autista.

A mediadora do Atendimento Educacional Especializado, professora Sarita Leandro, destaca o conhecimento acerca  da realidade e os desafios que o autista vivencia no dia a dia: “Ele nos trouxe informações a respeito das possibilidades do futuro desses indivíduos e nos mostrou como compreender como um autista sente e vê o mundo. A presença de um número significativo de pais e professores mostra que é necessário promover mais eventos como este, pois é necessário conhecer para transformar!”

Cynthia Pinheiro Goulart mãe do pequeno Athur, recém diagnosticado com autismo, resume o sentimento dos pais presentes: “Foi um prazer conhecer o Marcos e sua família, e poder compreender mais sobre a vida pelo olhar de um autista. Uma história de vida fascinante que nos mostra que tudo é possível. Com amor e perseverança somos capazes de muito mais que imaginamos”.

Ao final Marcos Petry lançou em Bombinhas seu novo livro “Memórias de um autista por ele mesmo”, com direito a uma sessão de autógrafos.