VEREADORES CONHECEM A NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE BOMBINHAS

A Águas de Bombinhas organizou, na tarde do último dia 4, uma visita técnica para apresentar o novo sistema de abastecimento aos vereadores e assessores do município. Durante o tour a comitiva pode conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) construída no morro de Zimbros – instalação que fará o tratamento e distribuição de água para a cidade, tornando Bombinhas 100% independente em recursos hídricos.

O grupo também fez uma visita ao booster instalado na subida do morro – bombas responsáveis por impulsionar a água bruta até a Estação. O encontro contou com a presença quatro vereadores que puderam esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o funcionamento da Estação, capacidade de atendimento e trajeto da captação até o município.

O novo sistema

O novo sistema de abastecimento de Bombinhas é uma das maiores obras já realizadas no litoral de Santa Catarina, dentro do segmento. A concessionária investiu aproximadamente R$55 milhões no projeto, que capta água bruta no rio Tijucas passando por 27 quilômetros de adutora – até chegar na Estação de Tratamento. Assim que for inaugurado o sistema irá resolver o problema crônico de abastecimento da cidade, beneficiando não só o município, mas a região como um todo.

Testes

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas passou, pela primeira vez, por testes de qualidade de água: foi realizado o tratamento da água bruta do Rio Tijucas. O procedimento teve o objetivo de dar início aos trabalhos da nova Estação, além de apresentar os equipamentos novos e mais modernos aos colaboradores da Águas de Bombinhas. Os testes servem para que as equipes sejam treinadas, aperfeiçoando o trabalho com as novas máquinas – mais modernas do que a aparelhagem utilizada até então. São uma excelente oportunidade para as situações de operação, antes que a nova estação esteja oficialmente funcionando.

Vale lembrar que neste primeiro momento a água, apesar de já estar tratada, ainda não foi enviada para as residências. Ela será distribuída para a população somente após a conclusão de todos os testes, que estão sendo realizados pela empresa.