SECRETARIA DE PESCA E AQUICULTURA DIVULGA RELATÓRIO ANUAL
A Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura de Bombinhas divulgou no dia 18 de dezembro, o relatório de serviços prestados a comunidade pesqueira durante o ano de 2018. Os trabalhos no decorrer desde ano foram intensos, devido principalmente a grande quantidade de dias com ameaça de ventos forte e uma temporada de pesca bem fraca, resultando em várias puxadas de embarcações para reparos.
Em 2018, a Secretaria Municipal relatou:
• 934 puxadas e descidas das embarcações, entre carretas e calha;
• 7 emergências atendidas que utilizaram apoio da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Bombinhas para a retirada dessas embarcações da água, sendo que 1 dessas ocorrência foi no Canto das Pedras com uma embarcação de Tijucas e outras 3 delas retiradas do fundo do mar e recolhidas ao pátio da Secretaria.
• 21 auxilios externos, que concistem basicamente em buscar ou levar embarcações fora do pátio;
• 22 serviços com o munck para manuseio de motor/guincho.
A Secretaria de Pesca também incentiva e auxilia os pescadores a manter suas documentações em dia junto a Delegacia da Capitania dos Portos – DCP.
Entre os serviços prestados junto à Capitania dos Portos em Itajaí:
• 104 processos foram concluídos e entregue aos pescadores, dentre eles, renovação do TIE (documentação da embarcação); renovação da CIR (carteira de pescador); certidões junto ao Tribunal Marítimo; transferência de propriedade; renovação da carteira Arrais; troca de jurisdição de outros estados para a DCP de Itajaí.
Outro avanço alcançado este ano é a facilitação dos processos de Licença Pesca/Passeio, que hoje estão recebendo o auxílio da Secretaria. Para a temporada 2018/2019, dez processos receberam a vistoria agendada, totalmente sem custo para os pescadores.
O setor da maricultura também recebeu importante atenção da Secretaria. Foram efetuadas a recuperação de dois tanques redes para a implantação da Unidade de Pesquisa com peixes marinhos, sob a coordenação de Ricardo Floriano, e iniciou-se o cultivo experimental de robalos, que seguirá até junho de 2019.
Houve aparticipação trimestral na Câmara Setorial da Maricultura que define o plano estratégico para o desenvolvimento da maricultura até 2027; participação de maricultores do município no curso de mecanização de mexilhões em Florianópolis; realização de parceria para a assessoria técnica de métodos de cultivo, avaliação de crescimento e construção de balsas; assessoria e parceria com a Associação de Maricultores de Bombinhas – AMAB; realização de visita técnica quinzenal à empresa de beneficiamento de frutos do mar Oceânica, em Canto Grande, com controle de retirada de mexilhões; o início do curso ATeG com parceria do Senar/SC, com duração de dois anos, e a participação de 10 maricultores que recebem visitas mensais; auxilio na coleta de água e mexilhões para o monitoramento semanal das análises de maré vermelha; realização do Diagnóstico Tecnológico da Maricultura, com 50 maricultores entrevistados entre os meses de outubro e novembro em parceria com o Sebrae/SC; a participação efetiva na Escola do Mar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, auxiliando no campo de vivência da pesca e maricultura; parceria com a Universidade Federal do Paraná – UFPR no projeto de pesquisa de mexilhões invasores, por 1 ano, realizando descobertas sobre esta espécie e auxiliando nas tomadas de decisões.
A Secretaria informa também que a agenda para puxadas e descidas de embarcação encerrou dia 20 de dezembro e retorna no próximo dia 03 de janeiro.