NOVOS VOLUNTÁRIOS NO MORRO DO MACACO E EM MARINA

O Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio em Bombinhas inicia no dia 15 de Fevereiro no Parque Natural Municipal Morro do Macaco e na Marina do Arvoredo. Nesta semana os voluntários selecionados para atuar no programa receberam capacitação. Na quinta-feira e sexta-feira, dias 7 e 8, eles tiveram orientações com o ICMBio, Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – FAMAB, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur e Corpo de Bombeiros.

Os representantes do ICMBio explanaram sobre a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. A Famab falou dos aspectos ecológicos, das principais paisagens da cidade e das unidades de conservação municipais, em especial do Parque Natural Municipal do Morro do Macaco. Já a Setur repassou informações pertinentes aos aspectos turísticos, atendimento ao turista e os atrativos da cidade. O Corpo de Bombeiros também participou dando orientações de primeiros socorros.

A intenção é que o visitante tenha uma experiência mais qualificada na trilha e na navegação. Para isso os voluntários prestarão informações sobre a região de Bombinhas, o Parque Natural Municipal Morro do Macaco e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (ReBio). Também farão a orientação da trilha e instrução aos usuários das embarcações sobre as rotas de navegação, além de registrar o perfil dos visitantes.

Os voluntários fazem parte de um programa realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da ReBio Marinha do Arvoredo, em parceria com a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – FAMAB e com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur. O programa conta com recursos da Taxa de Preservação Ambiental – TPA e apoio do Corpo de Bombeiros de Bombinhas.