INFORME PROCON SOBRE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO OU FINANCIAMENTO
Empréstimos consignados e financiamentos são comuns atualmente, no período de fevereiro a julho deste ano, o Procon Bombinhas registrou mais de 450 atendimentos ao consumidor. Muitos deles referentes a empréstimos e financiamentos. Também são comuns as ofertas de dinheiro rápido e fácil. Mas é preciso cuidado, pode haver uma armadilha que comprometerá renda familiar. Confira 10 dicas para saber como identificar uma armadilha:
1) Pesquise melhor a taxa de juros
Antes de fazer um empréstimo, pesquise as menores taxas de juros e veja quem oferece o melhor negócio.
2) Saiba quanto você vai pagar
Você tem que saber quanto vai pagar até o final! As instituições devem informar ao consumidor, antes da assinatura do contrato, o valor total financiado, além das taxas de juros, de todos os acréscimos e números de prestações.
3) Entenda o contrato antes de assinar
É importante ler o contrato atentamente. Na dúvida, não assine. É seu direito ter a cópia do contrato preenchido e assinado.
4) Jamais permita que outras pessoas façam empréstimos em seu nome
A pessoa que fizer empréstimo utilizando seus dados, sem que você saiba, cometerá um crime. Por mais honestas e de confiança, se houver algum imprevisto, você é quem pagará o empréstimo.
5) O valor da prestação deve ser igual ao informado no contrato
Preste atenção ao valor descontado em seu salário ou valor do carnê é igual ao determinado no contrato. A quantia emprestada para aposentados e pensionistas do INSS deve ser depositada na conta-corrente do titular do benefício.
6) Evite fazer empréstimo em sua casa ou por telefone
Verifique se a empresa tem loja própria para atendimento pessoal ao consumidor. O empréstimo por telefone e o financiamento de produtos são proibidos para aposentados e pensionistas do INSS.
7) Quitação antecipada dá direito ao desconto
Exija a redução proporcional de juros se você quiser pagar o empréstimo ou prestação antecipadamente.
8) Empréstimo feito por telefone ou em casa: se arrependeu? Você pode desistir em até 7 dias
O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de desistir do empréstimo, quando o contrato é feito fora do estabelecimento comercial. Você tem 7 dias, a partir da assinatura, para informar sua desistência à empresa. Se não conseguir contato, envie uma cara com AR (Aviso de Recebimento). O endereço da empresa deve estar no contrato.
9) Venda casada?
Ao fazer um empréstimo ou financiamento, você não é obrigado a aceitar outros serviços oferecidos, como seguo ou título de capitalização. Venda casada acontece quando se condiciona a compra de um produto ou serviço à compra de outro.
10) Mesmo tendo assinado, nem tudo está perdido!
Se de alguma forma você se sentiu prejudicado ou violado nos seus direitos, exerça a sua cidadania e reclame nos órgãos de defesa do consumidor. O Código de Defesa do Consumidor prevê uma série de direitos para sua proteção.
Onde reclamar?
Procure o Procon Municipal de Bombinhas, que está localizado no prédio anexo à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, com entrada na Rua Pardal, esquina da Av. Leopoldo Zarling, nº 28, no bairro de Bombas. O atendimento é das 12 às 18 horas. Informações (47) 3361-6769 ouprocon@bombinhas.sc.gov.br.
Também você pode verificar se a empresa está autorizada a realizar empréstimos pessoais e financiamentos no Banco Central, através do 0800 979 2345. Se o serviço foi feito por meio de sindicado ou associações, procure-os para registrar sua reclamação. Caso você seja aposentado ou pensionista do INSS, entre em contato com a Ouvidoria Geral do INSS pelo 135 ou ouvidoria@previdencia.gov.br
Caso tenha conhecimento que outras pessoas também foram prejudicadas, procure o Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça de sua Comarca. Acesse www.mp.sc.gov.br ou entre em contato pelo e-mail ouvidoria@mpsc.mp.br.