FERIADÃO EM BOMBINHAS COM MAIS DE 22 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA DISTRIBUÍDOS

Os turistas que estiveram neste feriado em Bombinhas constataram que os dias de falta de água ficaram no passado. A concessionária Águas de Bombinhas concluiu com saldo positivo em produção e distribuição de água nos dias 15, 16 e 17, mesmo com um aumento gigantesco no número de pessoas no município. Os dias de folga representaram uma prévia de como será a temporada de verão e com produção elevada e equipes trabalhando 24 horas por dia. A Estação de Tratamento de Bombinhas (ETA Bombinhas) trabalhou em ritmo acelerado durante este período, principalmente na sexta-feira (15), quando foi registrado o maior pico de consumo.

“Durante estes dias a produção de água chegou a 159 litros por segundo, somando a atuação da ETA Bombinhas e da ETA Zimbros. Isso representa uma produção de mais de 22 milhões de litros”, explica o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola.

No feriadão também foi registrado um vazamento da adutora, localizado na região de Tijucas, apesar disso, o impacto no abastecimento foi mínimo. Isso porque o trabalho e o volume de reservação foi triplicado pela concessionária durante os últimos meses. “O vazamento representou perda de apenas 14% da produção, o que não prejudicou o trabalho. O reparo na adutora iniciou na madrugada de domingo (17), às 2h, e foi concluído por volta do meio-dia”, explica o coordenador.

Foram realizadas manobras no sistema para que os moradores não fossem prejudicados na região de Zimbros, devido ao baixo nível do manancial que abastece a ETA. Vale à pena reforçar sobre a importância das caixas d’água nas residências e estabelecimentos comerciais. Em casos de emergência, ou quando é necessário realizar uma manobra deste tipo, por exemplo, os impactos de baixa pressão em uma propriedade com reservação não são percebidos.