BANDEIRA AZUL É HASTEADA EM QUATRO ILHAS E MARISCAL
No último dia 14, sábado, as Praias de Quatro Ilhas e Mariscal, em Bombinhas, receberam a Bandeira Azul durante cerimônia de hasteamento. O evento contou com a presença de autoridades, representantes do setor público e do Comitê Gestor do Bandeira Azul, visitantes e a comunidade em geral.
A Bandeira Azul ficará hasteada nas duas praias durante a temporada 2019/2020. Toda manhã os monitores fazem o hasteamento, mas se houver qualquer problema, ela permanece baixada e os usuários das praias são comunicados. Para orientação sobre o programa, uma placa contém todas as informações, inclusive os resultados dos testes de análise da água e a programação de atividades de educação ambiental que acontecerão nas praias. Diariamente será montada uma tenda em cada praia, e os monitores estarão à disposição para prestar informações e orientações.
O secretário de turismo de Bombinhas, Carlos Cândido, diz que com a certificação da Bandeira Azul, há grande expectativa de atrair novos mercados emissores de turistas, trazendo um ótimo retorno para o município. “O Bandeira Azul vai desenvolver significativamente o turismo de Bombinhas”, diz.
O presidente da Famab – Fundação de Amparo ao Meio Ambiente, Flávio Steigleder Martins, conta que o esforço para obter a certificação iniciou em 2017 com diversos estudos e visitas técnicas. Ele afirma que com dois locais certificados em Bombinhas, o caminho é manter a qualidade e buscar o selo para outras praias.
Para a coordenadora do Bandeira Azul, Leana Bernardi, Bombinhas ter conquistado a Bandeira Azul em duas praias é um passo muito importante para o programa e para o município. “O Bandeira Azul sinaliza que está tudo certo na praia, que há guarda-vidas, água própria para banho, limpeza e educação ambiental”, conclui.