BOMBINHAS INVESTE EM TECNOLOGIA PARA EVITAR EVASÃO ESCOLAR

Bombinhas tem investido a cada ano 27,56% em Educação, ou seja, 2,56% mais do que a legislação obriga, e uma das maneiras de enfrentar as notas baixas e a evasão escolar está justamente em um programa implantado desde 2019, que usa a Inteligência Artificial para monitorar o rendimento escolar e detectar possíveis riscos entre os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

O Machine Learning é uma ferramenta que analisa os dados quinzenalmente. Assim é possível acompanhar a evolução das informações, entregando números cada vez mais precisos aos professores e gestores. Para aprender o perfil dos alunos, o algoritmo foi alimentado com dados de mais de 19 mil matrículas dos anos anteriores, sendo que, destas, 1,5 mil estudantes haviam sido reprovados e quase 700 evadiram.

Após, foi indicado ao robô o objetivo que ele deveria alcançar, no caso, apontar os alunos que estavam na zona de risco. E por fim, foram fornecidas 17 variáveis para que o recurso pudesse determinar as características em comum dos estudantes nestas situações. Entre elas, idade, gênero, local de nascimento, se possui plano de saúde, se utiliza transporte público, se já reprovou anteriormente, entre outros.

Após os primeiros testes, chegou-se ao resultado final: precisão de 92% de acerto nos casos de evasão e de 85% nos de reprovação ao final do primeiro período avaliativo. Assim os professores podem agir antecipadamente para reverter a situação. O programa é finalista de um prêmio internacional da Unesco sobre Inteligência Artificial aplicada à Educação.