CORONAVÍRUS: O QUE ABRE E FECHA NOS PRÓXIMOS SETE DIAS EM SANTA CATARINA

O Governador Carlos Moisés divulgou ontem decreto com medidas emergenciais. O documento, assinado ainda na noite desta terça-feira, esclarece que a decisão tomada pelo governo busca conter a propagação do Covid-19, uma vez que Santa Catarina registrou transmissão comunitária, quando não é mais possível identificar a origem da contaminação. O governo também afirmou que esse tipo de transmissão foi identificado apenas no Sul do Estado. Veja as principais medidas:

O que fica aberto:

Farmácias; Unidades de saúde; Supermercados; Postos de combustível; Distribuidoras de água; Distribuidoras de gás; Distribuição de energia elétrica; Clínicas veterinárias de emergência; Funerárias; Serviços de telecomunicações; Imprensa;Segurança privada; e Coleta de lixo.

O que fecha ou para de funcionar:

Transporte público municipal: suspensos por sete dias, mas governo reconhece que medida depende de adequação de empresas. Florianópolis, por exemplo, deve adotar as medidas no transporte a partir desta quinta-feira (19);

Transporte público intermunicipal: suspensos por sete dias;

Transporte público interestadual: suspensos por sete dias. Nada foi notificado sobre as viagens interestaduais dos demais veículos, como caminhão, veículo de passeio ou motocicletas;

Transporte aquaviário de pessoas: também suspenso por sete dias;

Agências bancárias: permanecem fechadas, apenas funcionando os caixas eletrônicos;

Academias: serão fechadas;

Shoppings: não poderão funcionar a partir desta quarta-feira em todo o Estado;

Comércio de rua: estará fechado, com exceção dos serviços essenciais, como farmácias;

Hotéis: hóspedes que já estão hospedados podem permanecer até a data prevista. Novas entradas em hotéis, no entanto, estão suspensas a partir desta quarta;

Bares e restaurantes: serviços suspensos durante o período determinado em decreto (medida não se aplica a serviços de tele-entrega de alimentação, que podem funcionar);

Oficinas mecânicas: estarão fechadas, conforme decreto;

Correios: serviços não irão funcionar.

Suspensos por 30 dias: estão suspensos por 30 dias em SC eventos de qualquer porte (independentemente do número de pessoas). Inclui aniversários, confraternização, casamentos, com amigos ou qualquer outro tipo de encontro.