ATIVIDADES EDUCATIVAS E PEDAGÓGICAS AMENIZAM EFEITOS DA QUARENTENA
A Secretaria Municipal de Educação de Bombinhas está concentrando esforços para minimizar os efeitos da crise causada pela pandemia do Covid-19. Com os estudantes dispensados da sala de aula, atividades à distância precisaram ser pensadas para que a aprendizagem não fosse prejudicada. Os profissionais da rede de educação decidiram utilizar o sistema educacional do município através do paisalunos.cloud.betha.com.br para fazer a interação entre instituição e comunidade escolar. Através da ferramenta os professores poderão fazer a comunicação direta não só com o estudante, mas com seus pais, que terão como acompanhar o desenvolvimento das atividades propostas e realizadas.
A previsão é que as aulas do município fiquem suspensas por 30 dias. Os primeiros 7 dias foram adiantados das férias de julho, os outros deverão ser considerados como dias letivos. A partir desse cenário os professores estão testando a ferramenta, juntando material, planejando as aulas. Todo esse material será disponibilizado no sistema a partir do dia 1º de abril.
Para divulgar a medida, assim como apoiar o município neste processo, a Betha Sistemas disponibilizará vídeos, orientando sobre como utilizar estes recursos, além de utilizar os meios de comunicação oficiais da prefeitura e enviar comunicados por aplicativos de mensagens. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, aproximadamente 4 mil alunos serão impactados com a mudança. Os professores de Bombinhas utilizarão o sistema Pais e Alunos para fazer a divulgação dos conteúdos, assim como para apresentar o desenvolvimento das atividades aos pais dos estudantes. Em Nuvem, a solução oferece um portal de relacionamento entre a comunidade escolar, ampliando a comunicação e promovendo o acompanhamento do desempenho, frequência, boletim escolar e rotina dos alunos. A iniciativa está sendo aplicada também em Timbó e São João do Sul e espera-se que faça a diferença para muitos estudantes.