PREFEITURA E ICMBIO DIVULGAM RESULTADO DA PESQUISA NO MORRO DO MACACO
A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur e da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – Famab, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio divulga o resultado da pesquisa aplicada com os usuários da trilha do Morro do Macaco neste verão.
As informações foram coletadas pelos participantes do Programa de Voluntariado durante dez dias, entre 31 de janeiro e 07 de março de 2020. Nos dias de monitoramento, 3.912 pessoas realizaram a trilha, sendo 1.035 entrevistados. Entre os visitantes, 53% eram brasileiros e 47% estrangeiros. Do total de brasileiros, 92% são da região sul: 34,8% do Rio Grande do Sul, 34% de Santa Catarina e 21,3% do Paraná. Já do total de estrangeiros, cerca de 90% são argentinos, seguidos pelo paraguaios, 6,19%, e uruguaios, 3,09%. Também foi registrada a presença de visitantes do Chile, Cuba, Eslováquia e Estados Unidos.
O número de visitantes por dia foi em média de 391 pessoas. A pesquisa também aponta que cerca de 80% dos turistas fizeram a trilha pela primeira vez, e com relação à faixa etária, a média foi de 36 anos. Do total de usuários, 77,3% estavam hospedados na cidade e a maioria, 38,6%, soube da trilha através da internet. Na pergunta o que mais gostou na trilha, cerca de 70% dos visitantes citaram a paisagem e o visual. A nota de avaliação final foi de 4,96, numa escala de 1 a 5.
Programa de Voluntariado
Os voluntários fazem parte de um programa realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em parceria com a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – FAMAB e com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur. O programa conta com recursos da Taxa de Preservação Ambiental – TPA e do ICMBio, além do apoio do Corpo de Bombeiros de Bombinhas.