ÍNDICE DE PERDAS DE ÁGUA TRATADA REDUZ 19%
A concessionária Águas de Bombinhas vem trabalhando com o foco na economia e redução de perdas, principalmente neste momento de estiagem quando todas as atenções se voltam para os recursos hídricos. Nesta semana a equipe participou de uma reunião com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Santa Catarina (Abes-SC), com o objetivo de buscar soluções e apresentar as medidas devem ser tomadas pelas empresas e concessionárias, a fim de diminuir os contratempos causados pela falta de chuvas.
No município, graças a união de diferentes ações, a Águas de Bombinhas consegue manter as perdas de água tratada em apenas 19% – um cenário muito abaixo do que é visto em todo o Brasil. O nível nacional de perdas é de 39,21%, conforme os dados divulgados pelo instituto Trata Brasil.
Entre as ações de combate a perdas, foi concluiuda a instalação de três novos macromedidores em pontos estratégicos de Bombinhas. A cidade é dividida em diferentes setores e estes equipamentos têm a função de medir o volume de água que é distribuído em cada setor. Desta forma, as equipes conseguem mensurar o quanto de água saiu da Estação de Tratamento de Água e fazer uma comparação com o volume que chega nas residências.
Além destes equipamentos, as equipes da Águas de Bombinhas realizam aproximadamente 150 reparos por mês em diferentes pontos do sistema de abastecimento. São cavaletes, ramais de ligação e redes, que buscamos reparos que buscamos reduzir o prazo de 12h para justamente evitar maiores perdas.