ESTUDANTES BOMBINENSES VISITAM EXPOSIÇÃO “O FANTÁSTICO CORPO HUMANO” EM FLORIANÓPOLIS

Visita de exposição do corpo humano amplia conhecimento de ciências aos alunos Bombinenses.

Os alunos dos nonos anos da Escola Básica Municipal Dona Dilma Mafra e oitavas séries da Escola Estadual Básica Prefeito Leopoldo José Guerreiro, foram na tarde de hoje, 15 de maio, visitar a exposição “O Fantástico Corpo Humano”, no Beiramar Shopping em Florianópolis. Acompanharam os professores José Roberto Santana de matemática, Joana D`arc de geografia, Edson Faria de artes, o Coordenador Pedagógico Valtair Vargas e as diretoras pedagógicas Suzana Gracelides Pinheiro (séries finais) e Valquíria Rios de Lima (educação infantil).

A gestora da EBM Dona Dilma, Ivanilda de Melo, explica que as visitas são realizadas pelos alunos que tem o corpo humano em seu conteúdo. Com a viagem de hoje todos os alunos dos nonos e oitavos anos já visitaram a exposição. No dia 28 de maio será a vez dos educandos do quinto ano.

Já os alunos dos oitavos anos da EBM Edith Willecke estiveram na exposição no dia 30 de abril, acompanhados pelo professor de ciências Nicésio Delfino. O professor explica que a exposição permite ao aluno uma maior compreensão do teor ministrado em sala de aula. “Através dessa exposição, onde os corpos e órgãos são reais, os alunos tiveram a oportunidade de ver e tocar, e com isto, ampliar o conhecimento de ciência”.

Os alunos dos segundos anos do Ensino Médio Inovador da EEB Maria Flor, estiveram na exposição no dia 22 de abril acompanhados pela professora de biologia Marcela Rodrigues da Fontoura Lago e da orientadora de leitura Daiane Lessa.

A proposta da exposição é uma viagem completa pela anatomia humana por meio de 12 corpos e 150 órgãos reais, que já foi vista por mais de 20 milhões de pessoas, e passou pelas principais capitais brasileiras. Está distribuída em 800m², apresenta corpos que passaram por um complexo processo chamado plastinação, que envolve a retirada de toda água e gordura do corpo, sendo substituídos por polímeros plásticos coloridos. Dessa forma, os corpos podem ser tocados, não cheiram e não se decompõem – e até retêm a maioria de suas propriedades originais. Por essa razão, as espécimes são consideradas perfeitas, e é possível ver características anatômicas com grandes detalhes, como por exemplo, a árvore respiratória do pulmão ou a enorme quantidade de vasos sanguíneos do corpo, assim como músculos e ossos.