BALAIO CULTURAL DE AGOSTO

No domingo, 8 de agosto, foi realizada a primeira edição de 2021 do Balaio Cultural – Feira de artes e artesanato, com 35 expositores que levaram seus produtos artesanais, artísticos e culinários para a rua Parati, quadra do mar, tradicional espaço da feirinha de verão.

O Balaio oportunizou ao público as apresentações artísticas do grupo de percussão “A cor do som”, sob a batuta do professor Erivaldo Cavalcante, e do trio de chorinho, fruto das aulas de Prática de choro do professor João Galhardo, composto por além do professor, os alunos Paulo Henrique Neto e Emanuel Soares, ambas atrações do Projeto Oficinas Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMC. Ainda, passaram pela arena improvisada na rua a contadora de histórias Márcia Sena, os Coelhos da Arte, quarteto formado pelo violonista Alfredo Coelho e os filhos Cauê, Thales e Theo, e encerrou o palco desse dia ensolarado de feira o artesão Marcos e sua marionete guitarrista.

Joana Biluk, moradora do Centro, 22 anos e universitária, falou de satisfação e beleza do acontecimento: “foi muito legal ver essa parte cultural de Bombinhas que muitas vezes ficamos sem acesso, até pela correria cotidiana. Fiquei muito feliz de ver pessoas de vários lugares, a qualidade dos trabalhos, do som apresentado. Realmente tudo bem-feito”.

O precoce Cauê Coelho, violonista de apenas 12 anos falou do trabalho do grupo que integra com os irmãos e o pai: “é legal ver a divulgação do nosso trabalho, do violão brasileiro, do grupo nosso Coelhos da Arte, ainda mais nesse momento em que estamos mais focados nos autorais em nossas apresentações”, ainda ressaltou a parceria afinada nos arranjos e composições: “às vezes um começa uma composição, outro termina, o grupo faz o arranjo, o trabalho é coletivo mesmo”, os gêmeos Thales e Theo têm oito anos, e tocam baixo e bateria respectivamente.

Essa edição doBalaio Cultural recebeu a visita ilustre do Mestre da cultura tradicional de Bombinhas, na categoria construção naval, Doro – Elais Manoel da Silva. As próximas datas são: 5 de setembro, 10 de outubro e 14 de novembro. A realização é do Grupo de Artesãos e Artistas de Bombinhas, com apoio da Prefeitura de Bombinhas por meio da FMC.