BOMBINHAS PARTICIPA DE 18ª PLENÁRIA NACIONAL DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Conselheiros de Saúde de Bombinhas participam da 18ª Plenária Nacional de Conselhos Municipais de Saúde, em Brasília.

Na semana passada, nos dias 27 e 28 de maio, aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil –CICB, em Brasília, a 18ª Plenária Nacional de Conselhos Municipais de Saúde. O município esteve representado pelasConselheiras Municipais de Saúde de Bombinhas –COMSAB, Ana Carolina Pinheiro e Vanesa Dalcina Pinheiro. O tema central da Plenária foi 25 anos do SUS: “Avanços e Desafios para o Controle Social”,

O evento contou com a participação de mais de 1800 pessoas da área da saúde entre conselheiros, coordenadores de plenárias, representantes dos conselhos municipais e estaduais de saúde. Durante a abertura estiveram presentes o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o procurador geral da República, Rodrigo Janot Monteiro Barros, o presidente da Organização Pan-Americana e da Organização Mundial da Saúde, Joaquim Molina, o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, além de várias autoridades ligadas a gestão de saúde.

O encontro teve por objetivo a avaliação da situação de saúde no contexto dos 25 anos do Sistema Único de Saúde; debater e reafirmar o SUS como sistema universal, público e de qualidade; ampliar a participação popular e mobilizar a sociedade em defesa do SUS e fortalecer o controle social da saúde.

A participação das organizações populares na grande plenária tem o intuito a inclusão do maior número possível de representantes da sociedade civil nas discussões sobre o SUS, visando a 15ª Conferência Nacional de Saúde a ser realizada no próximo ano.