27º AÇOR, DE BOMBINHAS PARA O MUNDO

Bombinhas é a cidade-sede da 27ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina realizada de 29 de novembro até 5 de dezembro, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas (culturabombinhas), em dois momentos: a pré programação que abrangeu a Mostra Audiovisual do 27º Açor que ficou à disposição para acesso até a manhã desta segunda-feira, 6 de dezembro; e três rodas de conversas: uma com coordenadores das Casas dos Açores, uma com coordenadores de grupos folclóricos, e a terceira com escritores.

Já a programação, iniciou no dia 3 de dezembro, sexta-feira, com a realização da solenidade de abertura das apresentações culturais e entrega do Troféu Açorianidade 2021, de forma híbrida: presencial com número limitado de participantes devido ao momento pandêmico, e transmitidos ao vivo pelas redes sociais da FMC. A noite regada a emoção, contou com as exibições da tocata do Grupo Folclórico Mixtura inclusive durante a entrega dos troféus, do grupo Folclórico Alegria de Porto Belo e do Grupo Açor Sul Catarinense de Sombrio.

Para Bombinhas foi uma noite de mais celebração ainda, pois ampliou a galeria local em mais três troféus: Troféu Ilha Graciosa que homenageia pesquisadores, entregue à Fernanda Nadir da Silva; Troféu Ilha do Pico para Mestres dos Saberes e Fazeres, entregue ao Mestre Cimá – Jucimar José Olímpia; e o Troféu 27º Açor de realização do evento.

Da mesma forma os dois dias seguintes 4 e 5 de dezembro, sábado e domingo respectivamente, propiciaram intervenções presenciais e vídeos dos grupos integrantes do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos – Nea, da Ufsc,

Sombrio foi anunciada como cidade-sede do 28º Açor ao receber nesse ano de 2021 o Troféu Ilha do Faial que homenageia administrações públicas.

As gravações permanecem para acesso público no canal do YouTube da FMC (culturabombinhas), e até o presente momento teve mais de 2.800 visualizações.